Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Mundo :: 2014-01-12 -13:14:00

Papa Francisco nomeia Dom Orani cardeal

Sacerdote iniciou sua vida religiosa na Diocese de São João da Boa Vista, na cidade de São José do Rio Pardo

Do O MUNICIPIO


Papa Francisco nomeia Dom Orani cardeal (Foto: Divulgação)

O papa Francisco anunciou neste domingo (12), durante oração do Angelus, no Vaticano, a nomeação de 19 novos cardeais, entre eles o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. A cerimônia oficial de nomeação está prevista para 22 de fevereiro.

Nascido em São José do Rio Pardo (SP), Dom Orani iniciou a vida religiosa na cidade natal dele, que faz parte da diocese de São João da Boa Vista (SP).

"Eu sei que é uma graça e uma grande responsabilidade", disse Dom Orani, após receber a notícia.

Além do brasileiro Dom Orani, serão nomeados outros quatro cardeais da América Latina: Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires (Argentina); Ricardo Ezzati Andrello, arcebispo de Santiago (Chile); Chibly Langlois, bispo de Les Cayes (Haiti); e Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua (Nicarágua).

Foram nomeados também quatro italianos, um alemão, um britânico, um canadense, dois africanos (Costa do Marfim e Burkina Faso) e dois asiáticos (Coreia do Sul e Filipinas).

Nomeado cardeal pelo papa Francisco neste domingo (12), Dom Orani Tempesta nasceu em São José do Rio Pardo (SP) e tornou-se padre em 1969, ao entrar para a Ordem dos Cistercienses. Ele tornou-se arcebispo do Rio de Janeiro em abril de 2009, e foi o anfitrião do papa durante sua visita oficial à cidade, na Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013. O religioso já tinha sido arcebispo de Belém e bispo de São José do Rio Preto (SP).

Em sua página na internet, a arquidiocese do Rio de Janeiro informou que Dom Orani estava nos estúdios da TV Brasil, celebrando ao vivo a missa dominical das 8h, quando soube da nomeação. Ele afirmou que a nomeação é uma graça e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade.

"Em minha indignidade tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir a Igreja nessa dimensão universal que é a dimensão do cardinalato. Peço a todos que continuem rezando por mim para que possa continuar servindo à Deus, à Igreja, como tenho servido até hoje, mas agora com essa responsabilidade maior, que se une às que já desenvolvo".

Mundo