Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






São João :: 2017-08-11 -15:25:00

Prefeito entrega Plano Diretor à Câmara


 
Após cerca de três anos de estudos, planejamento e audiências públicas serem realizadas, o novo Plano Diretor foi entregue à Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (11). 
A entrega foi feita pelo prefeito Vanderlei Borges de Carvalho (PMDB), na presença dos vereadores Fernando Betti (PDT), João Anselmo (PR), Sebastião Neris (PV) e Titi (PSDB), além do presidente do Legislativo, Gerson Araújo (PMDB). 
“Antes de o projeto ser votado, iremos realizar audiências públicas com a população. Convidaremos técnicos e especialistas para nos explicar tudo que consta no Plano Diretor. Não teremos pressa nas análises porque temos que decidir o que é melhor para a cidade”, destacou Gerson Araujo. 
O presidente do Legislativo apontou, ainda, que as reuniões para discutir o projeto devem ocorrer nos próximos meses e que ele deve entrar em votação no final desde ano ou então no início de 2018.
 
DESENVOLVIMENTO
Com toda elaboração comandado pela Prefeitura de São João, juntamente com técnicos e especialistas, o trabalho agora de análise do Plano Diretor será por conta da Câmara Municipal. E o prefeito Vanderlei ressaltou todo planejamento feito para o projeto. 
“Fizemos mais de cem reuniões para desenvolver o Plano Diretor. Tivemos participação da população e também dos mais variados segmentos da sociedade. Pela primeira vez temos um planejamento no município feito desta forma”, destacou ele.
Quanto aos atrasos e também a possíveis obstáculos relacionados à diminuição do perímetro urbano e à restrição de loteamentos na cidade, Vanderlei disse acreditar que foi feita a vontade da maioria e não de apenas um cidadão.
“Não tivemos entrave nas discussões. Vejo que não prevaleceu a vontade de uma determinada pessoa, mas sim da população de uma maneira geral. Todas as situações foram discutidas e um consenso foi alcançado. Quando se cresce com planejamento, o crescimento será sustentável. Já quando não há um planejamento, muitas vezes, coisas que não deveriam ser feitas acabam sendo realizadas”, pontuou o chefe da administração municipal.  
 
O PLANO
Era pra que o Plano Diretor desenvolvido para a cidade fosse enviado à Câmara Municipal no dia 20 de dezembro. Entretanto, o cronograma do projeto foi alterado pela prefeitura. 
A alteração, de acordo com a administração municipal, ocorreu devido ao entendimento divergente de vários setores da sociedade, de órgãos públicos e sociais acerca da definição do perímetro urbano do município, elemento essencial do Plano Diretor.
Com isso, o prazo foi prorrogado para discutir o Plano Diretor, sendo finalizado no dia 1º de agosto deste ano, com a realização de uma Conferência Pública.   
Precisando ser revisado a cada dez anos, o Plano Diretor sanjoanense foi desenvolvido com base em uma série de pesquisas e estudos que resultaram no ‘São João 2050’. Apresentado em maio de 2016 à população, o projeto prevê o crescimento da cidade até o ano de 2050.
Planejamento este que vai desde a construção de novas ruas até, por exemplo, a vinda de novas empresas para gerar mais empregos.
 
So Joo