Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Política :: 2017-05-05 -15:21:00

Membros do PTB pedem exclusão de Pirinoto do partido


 
Um documento que pede a exclusão do vereador Odair Pirinito do PTB por infidelidade partidária foi protocolado, na tarde de quinta-feira (4), na sede do partido em São João da Boa Vista.  O processo será julgado pelo diretório estadual da legenda, em São Paulo, no prazo de 60 dias. 
Caso seja retirado do PTB e a vaga na Câmara Municipal permaneça com o partido, quem assume a cadeira no Legislativo sanjoanense é o suplente José Chiconi, um dos idealizadores do pedido de exclusão.
“Acreditados que existe infidelidade partidária por conta de que em todas as sessões Odair Pirinoto vota a favor de projetos de leis do Executivo e de vereadores da base governista”, argumenta Chiconi.
O suplente da cadeira aponta ainda que os demais vereadores tratam Pirinoto como um membro da base aliada ao prefeito Vanderlei Borges de Carvalho (PMDB), indo contra os princípios do PTB que é o partido da ex-candidata Teresinha. 
“Os outros vereadores se dirigem a ele como um vereador da base aliada, conforme constra em atas das sessões que utilizamos para montar o processo”, frisa José Chiconi.
 
A DECISÃO
O protocolo de entrega do processo foi realizado, na quinta-feira por volta das 14h, no PTB em São João. O processo será encaminhado para análise da comissão de ética e disciplina do diretório estadual do partido, em São Paulo.
O diretório estadual tem o prazo de 60 dias (prorrogável pelo mesmo período) para dar seu parecer sobre o caso. Caberá recurso apenas para o diretório Nacional do PTB.
Se Odair Pirinoto for expulso do PTB, o partido e/ou os idealizadores do pedido de exclusão ingressarão pedido na Justiça Eleitoral para retirá-lo da cadeira da Câmara Municipal.
“A gente pede o imediato afastamento de Odair do cargo de vereador, conforme artigo 123 do estatuto do PTB e que seja a representação julgada procedente para expulsá-lo do partido com perda do mandato”, destaca José Chiconi.
 
O PROCESSO
O pedido de exclusão foi elaborado por sete membros da legenda que não concordam com as atitudes do edil no Legislativo sanjoanense. O processo é uma representação por infidelidade partidária, expulsão com cancelamento desfiliação e destituição de cargo partidário.
Os idealizadores do pedido são: Clarinda, Edvaldo, Helton, José Chiconi, Patrícia Athayde, Patrícia Gonçalves e Tânia. Todos eles foram candidatos a vereador em 2016.
O motivo do pedido foi que na campanha de 2016 o representado Odair Pirinoto agiu, no entendimento dos representantes, em desacordo com o estatuto do partido, onde o mesmo distribuiu um folheto parabenizando Vanderlei Borges de Carvalho, o que caracteriza a campanha feita para um candidato que não era do PTB e/ou da coligação.
O processo possui 11 volumes e cerca de 3 mil folhas. Foram anexadas atas das sessões dos quatro anos de mandato dele.
 
Poltica