Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






São João :: 2017-04-08 -19:05:00

TV União migrará de analógico para digital até 29 de setembro


 

Prazo final: 29 de setembro! Até essa data, a TV União deverá migrar do atual sistema analógico para o digital. Essa mudança implica em quê? “Primeiramente prevê uma melhora significativa na qualidade de áudio e vídeo”, explica Carmem Falda diretora da emissora.

E, de acordo com ela, a TV União Digital também vai proporcionar um novo formato de interação com seu telespectador, “oferecendo uma programação interativa entre mídias, meio que uma fusão de TV e Internet”. E mais - o novo formato aumentará e tornará instantânea a relação telespectador/canal.

 

MOBILIDADE

Embora o prazo final para substituição do parque exibidor seja 29 de setembro, Carmem esclarece que processo para essa migração já foi iniciado “e poderemos transmitir em digital até mesmo antes do prazo final”. Hoje os transmissores são analógicos (transmitem um UHF) e serão substituídos por transmissores digitais (transmitem em dados).

No entanto, a partir das instalações dos equipamentos de transmissão digital, terá inicio uma série de testes com possíveis adequações “e, então, passaremos a transmitir em sinal aberto digital no canal 22.1”. Quem já tem um aparelho de TV com receptor digital poderá fazer uma nova busca de canais, que a TV União vai surgir.

A diretora também conta que, em uma segunda etapa - que provavelmente ocorrerá no inicio de 2018 - “faremos a substituição dos equipamentos internos de captação de imagens e edição (câmeras, ilhas de edição, switcher etc.) que hoje são digitais, mas passarão a ter uma resolução maior”.

Na transmissão digital o telespectador poderá clicar sobre a programação e obter informações adicionais sobre o que está sendo exibido, sinopses de programas e, até mesmo clicar sobre um objeto e poder comprá-lo, no caso de uma smart-tv ligada à rede de internet.

“A multiprogramação é um dos recursos mais interessantes da TV Digital”, entusiasma-se Carmem “e estará disponível inicialmente nos canais das emissoras públicas de TV”. Ele possibilita a transmissão de programações distintas em um mesmo canal de TV digital aberta. Ou seja, no mesmo horário, o telespectador pode assistir a diferentes programas em um único canal. “E tudo isso com muita qualidade e de graça”, aplaude.

O formato da TV digital tem a vantagem da mobilidade, recurso que possibilita assistir à televisão no celular, no tablet, na televisão, no automóvel ou em qualquer outro dispositivo portátil ou móvel, enquanto se desloca em automóveis, trens e ônibus sem perder a qualidade por causa do movimento.

 

TV UNIÃO

A atual direção da TV União, sob o comando de Paulo Falda e Carmem Lucia Braz Falda, assumiu a então TV São João em 11 de dezembro de 1995. O primeiro desafio, de acordo com o casal, foi expandir as fronteiras da emissora.

Para tanto, foi contratado engenheiro de telecomunicações que elaborou projeto técnico transferir o sinal do bairro do Pratinha, em São João para a Serra do Mirante, o segundo ponto mais alto do Estado de São Paulo.

A instalação dos equipamentos de transmissão em altitude elevada proporcionou o alcance regional de seu sinal aberto. Devido a essa integração com as demais cidades da região, a emissora passou a se chamar TV União, atingindo os municípios da região, tanto com a abrangência do sinal, quanto pela área de cobertura jornalística. A TV União começou então o seu trabalho regional.

 

TV digital chega para instalar mudanças em diversas áreas

 No dia 27 de setembro, o sinal analógico será desligado em São João da Boa Vista. Em breve, a TV digital será o único sinal de TV aberta a ser transmitido no Brasil. Se o leitor optar por uma nova TV, certifique-se com o vendedor que a sua nova televisão tenha o conversor digital embutido.

Entre 2016 e 2023 todo o Brasil precisará se adaptar para a TV Digital. Canais como a Rede Globo, Canção Nova e Rede Record já estão presentes em São João através do sinal digital.

No Brasil, o sinal móvel para TV digital é gratuito e fornecido pelas próprias emissoras abertas utilizando uma tecnologia conhecida como “1 Seg”, que é própria para celulares e dispositivos portáteis com telas pequenas.

Um formato único que promete transformar a televisão no veículo mais completo e interativo já existente. Alguns efeitos que serão sentidos no mercado publicitário são: Marcas e empresas vão ter que se reinventar; Agências de propaganda terão que se especializar para atender esse novo consumidor; Fusão de vários veículos para atender a demanda; Profissionais de Radio e TV e Comunicadores terão que se especializar para transmitir informações para esse novo público.

So Joo