Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Saúde :: 2017-04-07 -14:30:00

Yoga ajuda a equilibrar a hiperatividade das crianças


No ritmo de vida atual, com tantas tecnologias, até as crianças têm uma agenda repleta de compromissos, o que, muitas vezes, causa estresse e reações como hiperatividade.
É aí que o Yoga pode entrar em cena, para ajudar a reequilibrar os pequenos e a reportagem do O MUNICIPIO entrou em contato com Fernanda Mattos para saber mais a respeito.
Fernanda é professora de Yoga, graduada em educação física, pós graduada em Yoga e atende na Ananda Yoga, junto ao Espaço Riviera.
Segundo ela, a circunstância em que mais se procura o Yoga, no caso infantil, é por conta de hiperatividade, onde as crianças são consideradas muito agitadas. 
“O que não é difícil no mundo de hoje, pela questão da informática, de muitos estímulos... tem criança que faz três, quatro atividades extra curriculares e as que ficam em escola período integral também, isso traz muita agitação”, observa a professora de Yoga, frisando que histórico de criança depressiva e de criança hiperativa são duas situações em que esta prática é aconselhável. 
De acordo com sua experiência, Fernanda percebe que o Yoga funciona melhor para crianças na segunda infância -- a partir dos sete anos de idade.
“Isso porque o Yoga envolve um elemento intelectual também, não é só um trabalho corporal. A questão do autocontrole, da concentração, contemplação, silenciamento para o relaxamento, direcionamento para a meditação envolvem um certo despertar intelectual e eu considero, a meu ver, que antes dos sete anos, o Yoga é completamente inócuo, não faz sentido”, esclarece a professora, ponderando que não significa que o Yoga não seja lúdico e que, em suas aulas, há brincadeiras, para que tudo seja feito de modo muito prazeroso.
A respeito dos riscos posturais, devido ao fato da criança estar em crescimento, Fernanda pontua que qualquer atividade pode oferecer ‘perigos’, seja para crianças ou adultos, se o profissional não for especializado. 
“Em qualquer atividade corporal, é essencial que o profissional esteja apto para este trabalho, que tenha consciência e conhecimento da anatomia humana, da fisiologia, para não cometer erros, pois isso é possível em qualquer idade”, alerta ela.
Fernanda acentua que, quando alguém for procurar Yoga para crianças, procure saber a procedência desse profissional, qual a sua formação e que bagagem ele traz.  
 
Benefícios do Yoga para crianças incluem a parte motora e autoconhecimento
A professora de Yoga Fernanda Mattos destaca que os benefícios do Yoga, para qualquer idade, são os da interiorização e do autoconhecimento.
“O Yoga é um estudo de autoconhecimento no sentido de se conhecer como natureza humana e como expressão dessa natureza; nosso funcionamento orgânico, nossa existência no universo, o Yoga propõe tudo isso – a capacidade de contemplação, de autopercepção e de percepção também do ambiente, bem como o que essa percepção causa em termos de sensações e de funcionamento mental”, explica Fernanda. 
Ela finaliza que este conhecimento é o da própria anatomia, a descoberta do próprio corpo, das infinitas possibilidades de postura proporcionadas.
Para as crianças, a consciência corporal ajuda no desenvolvimento da coordenação motora  e tudo o que a engloba, como a lateralidade, dominância espacial, equilíbrio, agilidade, enfim, são mesmo inúmeros os benefícios.                
 

 

Sade