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Saúde :: 2017-01-22 -10:00:00

Alimentação ajuda a conquistar o bronzeado perfeito no verão


 
 
Em tempos de férias, com muito sol, praia e piscina, mesmo que o suo do protetor solar seja indispensável, muitas pessoas perseguem o bronzeado perfeito, tão característico dos brasileiros, principalmente do sexo feminino.
Para consegui-lo, além de um bronzeador de qualidade, muitas vezes manipulado especialmente para a pessoa, alguns alimentos ajudam neste processo e a nutricionista Izabela Moraes Gondim esclareceu algumas questões à reportagem do O MUNICIPIO.
“O bronzeado perfeito, sem abrir mão da saúde da pele, é o mais desejado; para ajudar nisso, tenha no cardápio alimentos ricos em betacaroteno que, ao ser ingerido, é convertido em vitamina A e auxilia na produção da melanina, pigmento responsável pelo tom da pele”, explica a nutricionista, completando que há um benefício extra, o da proteção contra o envelhecimento precoce.
Certos sucos, como o de cenoura, aceleram o bronzeado, mas Izabela ressalta que a ação do betacaroteno existente nesta e em outros alimentos pode ser observada a curto e a longo prazos. 
“Uma alimentação balanceada traz um efeito mais duradouro e deveria conter esses nutrientes todos os dias. Se o objetivo é se preparar para pegar um bronzeado, deve ser feita uma alimentação especial quatro semanas antes da exposição solar, para evitar o envelhecimento precoce da pele e favorecer o processo”, enfatiza.
A nutricionista cita que as principais fontes de betacaroteno são abóbora -moranga, cenoura, damascos, beterraba, batata-doce, manga, pimentões, mamão e verduras verdes escuras como couve, agrião, rúcula e brócolis. 
“E lembre-se: toda pele se beneficia de uma nutrição equilibrada, com boa hidratação, pois a água, além de evitar a desidratação, mantém as reações metabólicas, garantindo o bronzeamento com saúde”, destaca Izabela, sugerindo que se pode consumir também sucos de frutas vermelhas com semente de linhaça dourada para amenizar os danos causados pelos radicais livres.
Segundo a nutricionista, a alimentação deve ser bem-feita, com qualidade o dia todo, comendo várias vezes ao dia, porções pequenas e evitando comidas gordurosas ou que foram expostas ao sol. 
Procurar lugares que tenham alimentos frescos, ricos em fibras e higienizados corretamente para evitar toxi-infecção é outro ponto importante. 
“Em todas as refeições, inclua alimentos amarelos, alaranjados, vermelhos, roxos e verdes, que são fontes de vitaminas e, ao longo do dia, proporcionam uma reserva orgânica de betacaroteno e antioxidantes. Não se esqueça dos outros grupos, como o carboidrato (arroz integral), leguminosa (feijão) e proteínas (carne branca)”, Izabela finaliza.
 
Nutricionista dá receitas de sucos aliados do ‘bronze’ bonito
 Izabela Moraes Gondim, nutricionista clínica e estética que pode ser contatada pelo Facebook/ Consultório de Nutrição Izabela Moraes  ou Instagram belaizanutri, deixa algumas receitas fáceis de preparar, que podem ajudar no processo de bronzeamento saudável.
 
Suco dourado
Ingredientes:
-100ml de suco de laranja, 100ml de água de coco, 1/4 de beterraba crua, 1/2 cenoura média crua, 1 fatia de gengibre, 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça dourada triturada e gelo a gosto. Adoce com adoçante natural stévia ou sucralose.
Suco de melancia
Ingredientes:
-1 xícara de melancia em cubos, 1/4 de cenoura crua, 1 xícara de folhas de agrião, 1 colher (sopa) rasa de gérmen de trigo cru, 100ml de suco de acerola. Adoce com sucralose.
 
Salada bronze
Ingredientes:
-Folhosos verdes -- agrião, rúcula, alface roxa, 6 tomatinhos cereja, 1/4 de beterraba ralada crua, 1 tira de pimentão vermelho em cubos, 1/2 cenoura ralada, 1 fatia de gengibre e 1 fatia manga em cubos. Faça um molho com azeite extravirgem, blueberries e limão.
 
 
Sade