Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Cultura :: 2017-01-04 -09:02:00

Professor Scannapieco lançará livro com suas memórias


 

Desde que anunciou em uma rede social que trabalha nas etapas finais de seu livro de memórias – ‘Um Professor e Muitas Histórias’ – o pinhalense de nascimento João Baptista Scannapieco tem recebido aplausos e incentivo de amigos, ex-alunos e de apaixonados por leitura.

“O livro é uma coletânea de textos históricos sobre São João, que é uma maneira de eu agradecer e homenagear a cidade por tudo aquilo que ela me deu, desde o ano em que aqui eu cheguei, em 1961”, anuncia o autor. Naquele ano, ele assumiu sua cadeira de professor titular no Instituto de Educação ‘Coronel Cristiano Osório de Oliveira’, vindo de Caconde.

Quando finalizada, a obra conterá em torno de 300 páginas, divididas em capítulos temáticos. É o artista plástico Agnaldo Manochio quem se ocupa, neste momento, em dar forma e em criar um projeto gráfico bonito aos olhos do leitor. Cada história será acompanhada de uma foto da época retratada no texto.

 

PREÇO JUSTO

O primeiro grupo de escritos cuidará da história da fundação da cidade, desde que era uma ‘freguesia’. Mas haverá, também, um capítulo dedicado ao seu tempo de mestre no Instituto de Educação. “Eu tenho muito carinho pelos meus muitos alunos”, afirma.

Um deles tornou-se muito especial, o Luiz Carlos Pistelli, cego de nascença, que venceu todos os obstáculos desta limitação. A ele o autor dedica uma crônica bem humorada; para participar da correção de suas provas, Scannapieco aprendeu a linguagem Braille com a mesma professora de Pistelli, Ivone Pranuvi.

Guardião das memórias da cidade, o Professor Scannapieco se preocupa em não conseguir escrever tudo o que sabe da história sanjoanense e de seus personagens. Ele revela: “Eu tenho 82 anos, mas também excelentes ex-alunos que se tornaram meus parceiros na edição deste livro” e cita quatro nomes de grandes empresários que apoiam essa sua iniciativa.

Ainda sem data marcada para o lançamento de ‘Um Professor...’, seu autor busca por um local amplo, confortável e central onde possa realizar a tarde (ou noite) de autógrafos. Ele também quer que o preço final do livro seja acessível aos sanjoanenses: “O meu desejo é que todos possam comprá-lo  para conhecer um pouco da história de sua cidade”, finaliza.

Cultura