Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Cultura :: 2016-12-25 -10:00:00

Cena IV eleva cinco alunos à condição de atores profissionais


 
Dezembro chega com presentes para alguns alunos da Escola de Formação de Atores Cena IV: cinco de seus participantets foram aprovados e elevados à condição de ‘profissionais’ no Curso Intensivo da Cia. Um deles é o primeiro artista-mirim de São João, garante a direção daquela escola de atores. 
“Aqui no Cena IV, e em qualquer curso de formação técnica, em todo o território nacional, o aluno deve apresentar formação no nível de segundo grau completa (exceto o artista-mirim) e cumprir um período mínimo de três anos de estudos” explica Gabriel Marin, ator da Cia.
Beatriz Ramos, Beto Peixoto, Fernando Dias, Isabela Quebradas e João Felipe Menezes (este, artista-mirim) são, a partir de hoje, atores com registro profissional no DRT-SP, informa Zeza Freitas, atriz e diretora do Cena IV – Shakespeare Cia. 
De acordo com ela, o Cena IV é “a única escola na região autorizada e capacitada para a formação de atores profissionais”, onde o estudante aprovado em todas as etapas de seu curso Intensivo Profissionalizante é automaticamente autorizado a obter o seu registro profissional na área. Na verdade, a sigla DRT significa Delegacia Regional do Trabalho.
 
DOCUMENTO
O DRT, como é conhecido o registro profissional do ator, é semelhante a todas as outras profissões, aponta Marin. “Ou seja, é o documento necessário para que o profissional possa ser registrado de acordo com as leis regulamentadas pelo Ministério do Trabalho”. Mas o ator alerta: “Obter o DRT não tem nada a ver com talento! O DRT é um documento que insere o individuo legalmente no mercado de trabalho”.
Zeza destaca que a maioria dos sanjoanenses hoje atuando profissionalmente no âmbito das artes do palco, tiveram passagens pelo Cena IV e a ele recorreram para a legalização de suas situações profissionais.  E antecipa: “A partir de 2017, o Cena IV-Shakespeare Cia passará a ter um elenco de mais de 10 atores profissionais atuando em suas produções”. 
 
Cultura