Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Saúde :: 2016-12-01 -10:47:00

Fazer uma pausa para meditar ajuda a reequilibrar a mente


 

Relaxar profundamente e conseguir, mesmo por alguns minutos, esquecer completamente das tarefas e compromissos é algo que tem se tornado difícil.

Parece que a mente permanece em “online tarefa”, excessivamente ligada, o tempo todo, inclusive à noite, ao deitar.

Nesse contexto, tem surgido uma nova forma de meditação, a Meditação Minfulness e Sandra Forni, terapeuta quântica e holística que atende em São João, no Espaço Holístico Ser Essência, explica mais detalhes a respeito dessa técnica.

“A palavra Mindfulness traduzida significa Atenção Plena; logo, tal meditação consiste em voltarmos nosso ser para o estado de atenção plena, que é um estado natural do ser humano, um estado de presença, de estar totalmente atento ao que está acontecendo no momento presente”, justifica Sandra.

Ela acrescenta que é sair do “piloto automático” em que estamos tão acostumados na vida moderna, que é fazer uma atividade pensando em outras coisas que se tem a realizar depois, ou imaginando estar em outro local diferente do daquela hora.

“Mindfulness é um estado mental onde eu estou atento, com uma atitude de abertura frente à situação; ao contrário do que fazemos atualmente, de estar em um local ou em atividade apenas de corpo presente, sem prestar atenção plenamente no que estamos fazendo”, enfatiza a terapeuta.

Apesar de ser uma atitude muito comum no cotidiano atual, a de só estar fisicamente nos afazeres e locais, Sandra pontua que, com alguns exercícios e técnicas, é possível conseguir se concentrar para atingir essa plenitude de atenção e, assim, focar no seu momento presente.

“É um treino diário, em que você, a todo instante, se auto observa em tudo o que faz, para não deixar a mente ‘viajar’ no espaço”, aponta a terapeuta.

Um dado interessante da Microsoft, Sandra cita, diz que nos últimos 5 anos, o ser humano tem perdido o poder de ficar atento ao mesmo objeto e, se antes uma pessoa conseguia ficar concentrada nele em média por 13 segundos, hoje este poder de atenção num mesmo objeto é de apenas 8 segundos.

“Vivemos um tempo em que ser perfeito é ter o poder de fazer muitas coisas ao mesmo tempo; porém, a meu ver, isso é ilusão, pelo fato de você não conseguir estar atento a cada atividade que faz, você acaba sendo ineficiente, sem falar no stress mental / físico que as multitarefas nos acarretam”, conclui Sandra.

A terapeuta percebe que, tanto em seu Espaço como em várias cidades do Brasil, há uma crescente procura por modificar este comportamento e as pessoas estão se conscientizando de que a vida moderna não está  lhes fazendo atingir alvos positivos.

Sandra observa que o mundo está cada vez mais estressado, com pessoas desequilibradas física e emocionalmente, literalmente perdidas, sem um sentido verdadeiro para suas vidas e se sentem incompletas, vazias, mesmo as que alcançaram um alto nível de sucesso profissional.

Profissionalmente pode-se estar bem sucedida, por outro lado, há um nível de realização pessoal baixíssimo para essas pessoas e a terapeuta justifica que é exatamente devido a esse olhar para fora, buscar apenas no externo a felicidade.

Isso tem mudado e Sandra finaliza que o ser humano vem buscando descobrir quem ele é realmente, quais seus verdadeiros desejos e o que, de fato, lhe trará a felicidade verdadeira e duradoura, sem  tantas influências da mídia, da sociedade ou da aprovação alheia.

Sade