Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Cultura :: 2016-11-09 -09:49:00

Gruta de Nossa Senhora das Montanhas Azuis será inaugurada

Da redação


Gruta será inaugurada no próximo domingo (Foto: Silvia M. B. de Carvalho)

São João da Boa Vista passa a contar, a partir do próximo domingo (13), com mais um ponto turístico. Isso porque será inaugurada na Serra da Paulista, a Gruta de Nossa Senhora das Montanhas Azuis.

A gruta foi construída com apoio dos moradores da Serra e dos devotos que se reúnem todas as semanas para rezar um terço em devoção à santa. Ela é toda de pedras cortadas e fica sobre uma rocha única de granito natural.

O projeto foi desenhado pelo engenheiro Nilson Zenun e pela arquiteta Ana Laura Zenun. Outra gruta fica localizada no Bairro Solário da Mantiqueira e recebe devotos que participam das orações e missas.

A INAGURAÇÃO

O evento será marcado por uma missa campal a ser realizada no Sítio Lareira de Pedras, às 16h. Logo após a celebração, ocorrerá uma procissão em direção a gruta onde será fixada a imagem da santa com a bênção do Padre Marcos Antônio Campanhari, pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

A gruta fica localizada no Caminho da Fé, último local da caminhada dos peregrinos que se consegue chegar de carro e de onde dá para ver São João da Boa Vista. Para os católicos e devotos de Nossa Senhora a Serra da Paulistaterá como padroeira Nossa Senhora das Montanhas Azuis.

A imagem que ficará na gruta foi esculpida pelo artista plástico da cidade Silas Marciano. Ela representa as raças que formam o povo brasileiro e seu manto vermelho representa o amor pelos seus filhos e fiéis.

Devoção

O grupo que se reunia para as orações semanais deu esse nome a santa pelo fato de sempre realizarem orações pedindo proteção e bênção para São João olhando para as montanhas. Disso surgiu o desejo de uma das devotas Benedita Angerami de criar a oração pedindo proteção à Nossa Senhora das Montanhas Azuis.

De acordo com o pároco Marcos, o grupo está no caminho certo, pois qualquer manifestação e reconhecimento da igreja sobre um santo ou a presença de Nossa Senhora nasce justamente da devoção de um povo. Com Nossa Senhora Aparecida foi justamente assim.

Cartas sobre a devoção do grupo e a fé em Nossa Senhora já foram enviadas ao Papa Francisco que respondeu com os dizeres: “Bênçãos apostólicas sobre a cidade de São João da Boa Vista”.      

Cultura