Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Cultura :: 2016-10-14 -21:17:00

ACE vai à Câmara pela da Parada de Natal

Após polêmica na última sessão, representantes da Associação irão explicar aos vereadores sobre o convênio para o Natal

Franco Junior


Evento já se tornou tradicional para São João da Boa Vista e toda região (Foto: Davis Carvalho/Dez.2015)

A Parada de Natal em São João da Boa Vista pode estar em risco caso os vereadores adiem novamente a votação do convênio entre Prefeitura e Associação Comercial e Empresarial (ACE).

O projeto de repasse de verba administração municipal para a entidade já ocorreu nos últimos três anos e, desta vez, tem enfrentado resistência por parte dos edis devido ao valor maior.

Por conta da não captação de recursos junto ao ProAC/ICMS, a prefeitura precisará repassar R$ 273 mil para a ACE. Valor esse que será destinado à Parada de Natal (125 mil reais) e decoração natalina (148 mil).

IMPASSE

Na última sessão da Câmara Municipal, na segunda-feira (10), o projeto entrou em caráter de urgência para votação dos vereadores.

Por querer mais explicações quanto ao documento, o vereador Claudinei Damalio (PTB) pediu vista da votação, o que fez com que ela fosse adiada para a próxima segunda (17).

Procurada pelo O MUNICIPIO, a ACE esclareceu que a solicitação de convênio chegou somente agora à Câmara, pois a entidade tentou ao máximo buscar os recursos, visando não onerar os cofres públicos. Uma vez que foram esgotadas as possibilidades, o projeto de convênio foi apresentado.

“É importante lembrar que todos anos, o convênio é fiscalizado pelo Departamento de Cultura e também pela própria Câmara Municipal e, assim como nos anos anteriores, ele abrange a decoração de Natal e a Parada”, destacou o presidente da ACE, Antônio Baesso Junior.

Sobre a não captação dos recursos por meio do ProAC, Baesso esclareceu que a Associação Comercial não conseguiu captar os recursos necessários para a realização do evento junto a Secretaria de Estado da Cultura “por conta das novas exigências e também pela baixa arrecadação de ICMS, devido à crise econômica”.

DEVOLUÇÃO DA ‘SOBRA’

Nos últimos anos em que o convênio foi realizado – 2013, 2014 e 2015 -, a ACE devolveu aos cofres públicos o valor não utilizado na organização do evento e na instalação dos enfeites natalinos.

“A título de comparação, no ano anterior, o convênio visou o custeio da produção dos itens para a decoração da cidade - com luz, guirlandas e demais ornamentos nas principais praças, ruas, avenidas e prédios públicos - e um apoio à produção da Parada de Natal. No total, ele ficou na casa de 165 mil reais e, desse valor, R$ 32.881,39 foram devolvidos aos cofres públicos”, esclareceu o presidente da ACE.

ACE NA CÂMARA

Para poder esclarecer as dúvidas eventuais dos vereadores na próxima sessão e evitar novo adiamento de votação, representantes da ACE estarão na Câmara Municipal, na segunda, para explicar o que for necessário aos edis.

“[Representantes da ACE estarão na Câmara] para alertá-los que novos pedidos de vistas podem vir a comprometer e inviabilizar o Natal em São João. Ainda mais nesse período de crise, essa não realização seria extremamente danosa ao comércio local”, destacou Baesso.

INVESTIMENTO DA ACE

Perguntado pela reportagem sobre quais investimentos a ACE faz para a realização dos eventos natalinos, Baesso explicou que a entidade investe durante o ano todo, com custeio de barracão para guardar alegorias, compra de materiais, mão de obra, entre outros.

Ele destacou também que, no final do ano, “a ACE é responsável pela divulgação do Natal na cidade nas mídias".

Baesso ainda frisou que o valor investido pelo poder público para este tipo de evento, no caso a Parada de Natal e a decoração natalina, não poderia ser destinado para outros setores.

“As porcentagens e investimentos em saúde, educação e cultura, além de outros setores chave, são determinados pela Constituição e pela legislação vigente. Essas verbas são descritas no orçamento municipal e não podem ser remanejadas para outros segmentos", finalizou.

 

Data e tema do evento já estão definidos

Mesmo com o impasse em relação à aprovação ou não do convênio, a Parada de Natal já tem suas datas e tema definidos.

Assim como nos últimos anos, um primeiro evento será realizado na Parte Alta da cidade para a chegada do Papai Noel. Já os desfiles ocorrem em dois finais de semana.

A chegada do Papei Noel está marcada para o primeiro domingo do mês de dezembro e a Parada de Natal está agendada para os dois domingos seguintes. Todos os eventos estão marcados para ter início às 20h30.

Neste ano, o tema escolhido para o Natal da cidade é “Magia do Natal no Mundo”, em que um pouco da festividade em diversos países será colocado em vários pontos de São João da Boa Vista.

“Tanto a decoração de Natal como a Parada foram criadas e organizadas junto com a Prefeitura com o objetivo principal de resgatar o apelo lúdico da data. Mas também, de agregar valor ao município, colocando a cidade como um polo regional e atraindo turistas da região nesse período, o que injeta dinheiro na economia local. Esse dinheiro além do comércio, vai para alimentação fora do lar e outros serviços, que geram empregos e renda para nossa população”, salienta o presidente da ACE, Antonio Baesso Junior.

Cultura