Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Educação :: 2016-10-07 -19:44:00

UNIFAE realiza vestibular de medicina neste domingo

Por Assessoria


No próximo domingo (9), São João da Boa Vista recebe 2.400 vestibulandos que disputam 60 vagas no curso de Medicina da Unifae.  Considerando a companhia de familiares e amigos, a população flutuante no município deve ficar em torno de 10 mil pessoas, aumentando consideravelmente o movimento da hotelaria e comércio local.

Para atender a demanda de um evento deste porte, toda a cidade se mobiliza. A Polícia Civil já preparou uma ação especial para a ocasião: “Vamos destinar um efetivo policial específico com o intuito de manter a segurança destas pessoas e evitar transtornos no trânsito, já que teremos uma quantidade de carros bem intensa. Seria oportuno que os motoristas evitassem essa região no domingo, principalmente em torno de 12 e 18 horas”, que são os horários de pico, alerta o Capitão Alexandre Bergamasco, da Polícia Militar.  

Estima-se ainda que haja um crescimento entre 30% e 40% nas vendas em lojas, supermercados, restaurantes, etc. A Associação Comercial de São João da Boa Vista desenvolveu um aplicativo com informações e dicas úteis para auxiliar os visitantes a utilizar os serviços e usufruir dos pontos turísticos da cidade. “O Guia São João da Boa Vista tem a finalidade de promover, desenvolver o turismo e fomentar o mercado local através da distribuição de informações”, explica Antônio Baesso Jr., presidente da Associação Comercial. O aplicativo pode ser baixado pelo Google Play ou Apple Store. 

Na UNIFAE haverá um esquema especial de acolhimento, incluindo uma tenda de descanso com espaços de leitura e alimentação, que será disponibilizada no estacionamento principal do Centro Universitário. Além disso, todos os laboratórios da Instituição estarão abertos para visitação.

CURSO DE MEDICINA É MOTIVO DE ORGULHO

“O curso de Medicina era apenas um sonho. Já li matérias dizendo que este era um desejo da cidade desde 1960. Hoje, este é um sonho que se realizou e o curso veio para ficar. O fato de a UNIFAE estar passando de um Centro Universitário para uma Universidade faz com que a Instituição ganhe ainda mais credibilidade no cenário nacional, e insere a cidade no seleto grupo daquelas que possuem o curso de Medicina”, enfatiza o Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho.

Este é o quarto vestibular de Medicina da UNIFAE, motivo de orgulho para o Reitor Francisco Assis de Carvalho Arten: “Quando iniciamos o processo de introdução do curso em São João da Boa Vista, não imaginávamos que em tão pouco tempo ele conseguiria tanto prestigio, a ponto de atrair candidatos de todas as regiões do país. Também não imaginávamos nos tornar rapidamente uma referência para todo o Brasil, recebendo a visita de reitores, profissionais e médicos que vêm conhecer o nosso trabalho. No primeiro ano, os alunos já estavam nos Postos de Saúde. Este ano, inauguramos o Ambulatório Médico. Em 2018, os futuros médicos vão atuar na Santa Casa e já estamos providenciando a questão das residências médicas. De fato, estamos caminhando a passos largos, bem à frente das nossas necessidades”.

O Prof. Dr. Mario Augusto Rocha, coordenador da Medicina, conta que o curso possui atualmente três turmas, totalizando 180 alunos. Ele acredita que a grande quantidade de candidatos ao vestibular deste ano seja reflexo da qualidade de ensino que a UNIFAE está apresentando. “Estamos com um curso bem montado, um corpo docente muito bom e, em apenas dois anos, já construímos quase todos os Laboratórios, só falta o de Cirurgia, que está planejado para 2017. Tudo isso faz com que a demanda aumente muito.”, considera o coordenador.

A percepção dos alunos do quarto semestre não é diferente.  Paula Miranda de Castro avalia que o curso está muito bem estruturado, tanto na parte teórica quanto prática: “É bonito ver a evolução que a UNIFAE está tendo nos últimos anos”. Jean Marcelo Strippoli Doffini compartilha da mesma opinião e ressalta que, além de ótimos professores, o fato de exercitar a parte prática nos Postos de Atendimento e Ambulatório Médico é muito importante.

Para Pedro Eduardo Ricciardi Cossac, a metodologia ativa de ensino é um grande diferencial: “Desde o primeiro ano, temos as aulas de Habilidades Médicas e podemos ir muito além do que iríamos se estivéssemos numa faculdade com o sistema de ensino tradicional.”, finaliza. 

“Vale lembrar que os candidatos ao vestibular devem chegar com uma hora de antecedência para evitar imprevistos”, orientam os organizadores da Vunesp. “Os portões serão fechados pontualmente às 14 horas e a prova terá duração máxima de 5 horas.”

SERVIÇO:

Vestibular de Medicina Unifae

Endereço: Largo Engenheiro Paulo de Almeida Sanderville, 15 – Santo André

Data: 09 de outubro

Horário da prova: das 14 às 19 horas

Recomendação ao candidato: chegar com uma hora de antecedência (13 horas), munido de caneta esferográfica transparente de tinta azul, portando documentos de identidade originais com foto atualizada.

Educao