Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Esportes :: 2016-09-17 -12:10:00

Em busca de atletas do futuro

Projeto esportivo de São João têm aulas ministradas pelo ex-jogador Mirandinha

Franco Junior


Mirandinha foi primeiro brasileiro a jogar o Campeonato Inglês, ele atuou pelo NewCastle (Foto: Divulgação)

Ser jogador de futebol é o sonho de quase todo garoto, mas começar a construir esse sonho com um ídolo da cidade e que tem no currículo o marco de ser o primeiro brasileiro a atuar na Inglaterra é algo para poucos.

Aqui em São João da Boa Vista isso é possível por meio do projeto Atleta do Futuro.

Quem ministra as aulas é nada mais nada menos do que Mirandinha, campeão Paulista pelo Palmeiras sanjoanense em 1979 e pioneiro na terra da rainha quando jogou pelo NewCastle, de 1987 a 1989.

“Tudo surgiu em uma conversa com o Chicão [diretor de Esportes de São João]. Depois de andar pela cidade toda, decidimos realizar no Ipê, que tem um espaço maravilhoso e que estava sem muitas atividades”, relembrou o ex-jogador.

Com o martelo batido, o Atleta do Futuro já está em funcionamento desde o final de agosto e conta com quase 200 crianças, de 9 a 14 anos, que podem dar os primeiros passos no futebol toda quarta e sexta, no Centro de Lazer do Jardim dos Ipês.

REALIZAÇÃO

Dar oportunidade para que os jovens possam sair, muitas vezes, das ruas e iniciar uma trajetória dentro do esporte é o principal combustível de Mirandinha para transmitir seus conhecimentos a eles.

“Fico muito feliz de realizar esse projeto aqui, na cidade onde literalmente surgi para o futebol. Espero que a gente possa nesse projeto não só apenas conduzir o lado social, tirando as crianças das ruas, mas que possamos encaminhar esses jovens para, quem sabe, trilhar histórias de sucesso e que um dia eles possam estar aqui contando elas também”, comentou Mirandinha.

O Atleta do Futuro ocorre por meio da união do poder público, que cedeu o Centro de Lazer do Ipê para o projeto, e o poder privado, que pode contribuir por meio de impostos para a realização do mesmo.

“Empresários sanjoanenses, por meio da lei do incentivo e outros projetos que descontam em impostos, podem nos ajudar a tocar esse projeto. Precisamos da colaboração do empresariado, pois, é um dinheiro que não sai do bolso dele, são impostos que ele teria mesmo que repassar ao governo. Ao invés disso, ele repassa ao projeto”, explicou o diretor de esportes, Francisco Pedro Regini Junior, o Chicão.

Ainda sobre essa contribuição, Mirandinha frisa o fato de quem contribuiu, conferir o andamento do projeto.

“Não basta apenas contribuir, a maneira certa é que quem ajuda, cobre que o trabalho seja bem feito. Faça o gerenciamento de onde e como é utilizada a verba do projeto”.

ATLETA DO FUTURO

O projeto ocorre no Centro de Lazer do Jardim dos Ipês, toda quarta e sexta e é dividido por faixa etária entre 9 e 14 anos. Uma turma de crianças de 9, 10 e 11 anos e outra de jovens de 12, 13 e 14. Estas aulas são ministradas por Mirandinha, na parte da manhã das 8h30 às 9h30 e das 14h30 às 15h30.

O Atleta do Futuro dá oportunidade para outras modalidades também como: Futsal, Handebol, Basquete e Vôlei. Aulas essas ministradas na quadra da escola Luiza Teixeira, toda segunda-feira, pelo professor Alexandre Milan.

“Tenho sentido algo especial, pois dá pra ver no brilho do olhar das crianças o quanto eles querem se tornar alguém no futuro”, ressaltou Mirandinha. 

Esportes