Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Saúde :: 2016-08-31 -14:33:00

Vacina contra a dengue pode ser encontrada em São João

Criada para prevenir a manifestação do vírus, a vacina está em redes particulares, sendo que o SUS não a oferece

Por Daniela Prado


A vacina contra dengue foi criada com o objetivo de prevenir a manifestação do vírus, cujo agente transmissor é o mosquito Aedes Aegypti e que pode ter sérias complicações. Dependendo da infecção, a vacina é uma forma de prevenção, principalmente para as formas mais graves da dengue.

Em São João, um dos locais em que é possível se vacinar é na Clínica de Vacinas Univaci.

Alessandra Rosa Ferreira, a enfermeira técnica responsável, explica que a vacina está disponível durante todo o período de atendimento da Univaci, que é das 9 às 11h e 14 às 18h. “Porém, dentro deste horário, há  a necessidade de que seja realizado um agendamento, pois a vacina da dengue em especial vem em um frasco com 5 doses, as quais devem ser aplicadas em até 6 h após abertura do frasco”, justifica a enfermeira.

Para quem tiver interesse em ser vacinado contra a dengue, é só entrar em contato com a Univaci, informar a quantidade de doses que deseja e deixar um telefone de contato para que, posteriormente, quando for formado o grupo de 5 pessoas, a Clínica possa retornar, agendando dia e horário para a vacinação.

“A vacina contra a dengue não deve ser aplicada em pacientes imunodeprimidos, portadores de fenilcetonúria e menores de 9 anos”, Alessandra ressalta.

O custo médio de cada dose, na Univaci, é de R$ 300,00 e a vacina é injetável, sendo necessárias 3 doses, com intervalo de aplicação de 6 meses entre cada uma. “A vacina contra a dengue só é eficaz contra a própria dengue, não protege contra outras doenças”, destaca a enfermeira.

Embora esteja licenciada para pessoas entre 9 e 45 anos, a Organização Mundial de Saúde, OMS, já publicou parecer favorável à aplicação da vacina em pessoas com idade superior a  45  anos.

Pelo Sistema Único de Saúde, SUS, o Departamento de Saúde informa que, em São João, não é disponibilizada a vacina contra dengue, na rede pública e, portanto, não há oferta desta vacina.

Sade