Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Cultura :: 2016-06-28 -19:37:00

2ª Semana Fica-Fica começa nesta quinta-feira

Apresentações gratuitas ocorrerão no Theatro Municipal e em praças públicas de São João da Boa Vista

Por Assessoria


 

Quatro shows movimentam a 2ª edição da Semana Fica-Fica, que começa nesta quinta-feira, 30, e prossegue até domingo, 3 de julho, sempre com apresentações gratuitas, às 20h, no Theatro Municipal e praças públicas de São João da Boa Vista.

Organizado pelo Departamento de Cultura da Prefeitura, o evento é uma forma de homenagear “Fica-Fica”, nome artístico do popular radialista Gavino Quessa, que marcou época nos microfones da rádio Piratininga.

Em novembro de 2013, foi instituída a Semana da Música Sertaneja Gavino Quessa, após a elaboração de uma lei municipal de autoria do vereador Luís Carlos Domiciano (Bira) para homenagear o radialista.

Incluída no Calendário Oficial de Eventos de São João, a abertura ocorre na quinta-feira, às 20h, no Theatro Municipal, com a presença de familiares do homenageado e apresentação dos cantores Baiano e Baianinho.

No dia 1º de julho, sexta-feira, a programação se estende à Praça Benedito Galli, às 19h, no Jardim Nova República, com o cantor Serginho e participação de convidados.

No sábado, às 20h, a comunidade do Jardim Europa tem a oportunidade de assistir ao show da dupla Sena e Suez, na Praça da Viola.

O encerramento está agendado para a Praça Joaquim José (Fonteatro Emílio Caslini), no domingo, 3, às 20h, com os artistas Júlio Seda e Rafael, com um repertório voltado ao sertanejo raiz.  

FICA-FICA

Mineiro de Andradas, Gavino Quessa veio para São João, com a sua família em 1922, ainda na infância. Sua vida artística teria começado em 1947, após uma brincadeira em que ele e seu amigo Lázaro Fortes improvisaram, no meio da rua, uma cena de pura diversão, que hoje poderia ser chamada de performance.

Nesse mesmo ano, era fundada a rádio Piratininga. Ainda como Difusora ZYJ6, Vicente Bueno, diretor da emissora, foi um dos que viram a cena da dupla e, pressentindo o talento, contratou Fica-Fica.

Seu primeiro nome artístico foi “Capitão Folhinha”, criado por Vicente Bueno. Em seguida, adotou Fica-Fica, apelido de um antigo palhaço paulista.

Gavino Quessa foi chofer de taxi, vendedor de peixe e de frutas, trabalhou em ferro velho e tornou-se dono da loja “Jeca Tatu”, com funcionamento no mercado municipal.

Na rádio Piratininga, produziu e apresentou os programas “Amanhecer no Sertão”, “Terra Sempre Terra”, “Festa na Fazenda” e “Viola de Ouro”.

Em 1982, recebeu o título de cidadão sanjoanense. Um lindo bosque localizado nas proximidades do Clube Mantiqueira leva o nome de “Gavino Quessa”, outra homenagem ao radialista.

Os filhos Osvaldo e Norival (Neno) também atuam, até os dias de hoje, como radialistas. Fica-Fica morreu em 1994. 

Cultura