Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Educação :: 2016-04-14 -13:15:00

Vestibular da Unesp abre inscrições

Engenharia Aeronáutica em São João está na lista dos cursos disponíveis

Por Gustavo Oliva


(Foto: Gustavo Oliva)

O estudante que optar por realizar sua graduação na Universidade Estadual Paulista (Unesp) já pode fazer a inscrição. Isso porque a instituição divulgou o calendário do Vestibular Meio de Ano 2016 na última segunda-feira (11).

Dessa vez a Unesp oferece 360 vagas em nove cursos das áreas de exatas e biológicas, todas para ingresso no mês de agosto. Dentre elas estão Agronomia (Ilha Solteira e Registro) e as Engenharias Ambiental (Sorocaba), Aeronáutica (São João da Boa Vista), Civil (Ilha Solteira), de Controle e Automação (Sorocaba), de Produção (Bauru), Elétrica (Ilha Solteira) e Mecânica (Ilha Solteira).

A prova da primeira fase contem somente questões de múltipla escolha e será realizada em um domingo, 15 de maio. Já a segunda fase, com redação e questões dissertativas, será aplicada nos dias 11 e 12 de junho, sábado e domingo, nas mesmas cidades da primeira fase.

OFICIALIZADO

A abertura de vagas para Engenharia Aeronáutica, que fica no campus em São João, é sinal de oficialização de que está tudo pronto para o funcionamento do curso. Isso é motivo de comemoração para a Unesp. Segundo o Coordenador Executivo, Profº Jozué Vieira Filho, a aprovação desta Engenharia  pela reitoria faz com que a unidade em São João fique mais forte.

O professor explica que o curso tem compatibilidade com a Engenharia de Telecomunicações, que já está na sua quarta turma. Dessa forma, a estrutura básica para os dois primeiros anos do novo curso é a mesma do já existente. “A partir do terceiro ano de funcionamento já teremos os laboratórios específicos”, conta.

NOVIDADES

Conforme Profº Jozué, a Unesp deve começar um novo prédio até setembro/agosto deste ano. A obra será voltada para um segundo local com salas de aula e laboratórios. Já para Engenharia Aeronáutica um novo prédio, específico para o curso, deve existir até o final de 2018.

As parcerias já começam a ser buscadas pela Universidade. A cidade possui um núcleo de aviação, a Inpaer, e de acordo com dirigentes, essa aviação será homologada, necessitando assim de mais profissionais.

Dessa forma, conforme o coordenador, à medida que a indústria avança em São João, a Unesp estará fornecendo mão de obra para a empresa.

O CURSO

O curso de Engenharia Aeronáutica da Unesp, campus de São João, tem duração de cinco anos e receberá 40 alunos por ano. Os egressos deverão encontrar um mercado de trabalho amplo, podendo atuar não somente no setor aeronáutico, mas também em outros setores industriais que envolvam mecânica, eletrônica e materiais.

Conforme a Unesp, a cidade de São João da Boa Vista tem atraído muitos investimentos e tem sido uma ótima opção para o setor aeronáutico, pois está próxima de grandes centros e de polos industriais importantes, como São José dos Campos, São Paulo, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto.

INSCRIÇÃO

O período para inscrição com pagamento da taxa integral, no valor de R$ 155, será de 11 a 29 de abril. O cadastramento será feito pela página www.vunesp.com.br. O período para pedido de redução de 50% da taxa ou isenção para socioeconomicamente carentes será de 4 a 11 de abril.

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES TEM BALANÇO POSITIVO

Após quatro turmas já inseridas na Engenharia de Telecomunicações, o coordenador executivo comemora o desenvolvimento do curso. “A Unesp já deu certo e vamos formar a primeira turma com  o maior sucesso”.

Professor Jozué relembra da instalação do curso ainda no prédio do UniFEOB “Fomos muito bem recebidos, mas crescemos e precisamos do nosso espaço”, agradece à equipe do Centro Universitário.

O coordenador ressalta o apoio do prefeito e todas as pessoas envolvidas com a administração da cidade que, segundo ele, têm ajudado muito para o desenvolvimento da universidade. “Só temos a agradecer ao município de São João pelo recebimento e apoio”, finaliza.

Educao