Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Cultura :: 2016-04-04 -21:22:00

Maestro João Carlos Martins se apresenta em São João e emociona público

Concerto ocorreu na noite do último sábado, na Catedral de São João Batista

Por Wesley Colpani


Maestro e Orquestra Bachiana Filarmônica SESI/SP durante apresentação em São João. (Foto: Wesley Colpani)

 

O Maestro e Pianista João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI/SP se apresentaram e emocionaram o público na Catedral de São João Batista, na noite do último sábado (2). Mais de 500 pessoas acompanhar de perto o espetáculo.

O concerto teve início após a celebração da missa e durou mais de uma hora. Além de reger a orquestra, ele tocou diversas músicas.

JOÃO CARLOS MARTINS

Aos cinco anos, foi submetido a uma cirurgia para retirar um tumor benigno do pescoço. Uma operação mal sucedida deixou o garoto com uma fístula na pele, tendo que passar por uma nova cirurgia alguns anos depois. Diante do ocorrido, o pai o presenteou com um piano.

(Foto: Wesley Colpani)

Com oitos João Carlos participou e venceu seu primeiro concurso de executar obras de Bach. Aos 11 anos, estudava seis horas por dia e tinha aula com o melhor professor de piano na época, o Russo José Kliass.

Mas em 1965 ele voltou a ter problemas, convidado a integrar a equipe da Portuguesa em um jogo treino no Central Park (Nova Iorque), sofreu uma queda e acabou fraturando o braço direito, atingindo o nervo ulnar, provocando atrofia em três dedos, impossibilitando de tocar com as duas mãos.

Abandonou definitivamente os palcos como pianista no ano de 2002. Quando passou ter aula de regência e, algum tempo, depois se apresentou em Paris e Londres.

Em 2006 fundou a Orquestra Bachiana Filarmônica, onde atualmente é o diretor artístico. Além de se apresentar no país, a fundação também realiza concertos no exterior.

Embora utilizando apenas três dedos, nunca desistiu de tocar piano e, até hoje, com toda debilitação, ainda encanta o público extraindo as notas sublimes do instrumento.

Hoje, Maestro e pianista, João Carlos Martins é um dos músicos mais respeitado no Brasil e no mundo, além de ser considera um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach.

ORQUESTRA BACHIANA FILARMÔNICA

A Fundação Bachiana, entidade sem fins lucrativos, foi constituída em 2006, tendo como finalidade apoiar, incentivar, assistir e promover o desenvolvimento de atividades de excelência e referência na formação musical e cultural, especialmente nas artes clássicas e educação musical.

CONCERTO

O evento, que integra o projeto concertos, da turnê 2016, foi aberto ao público. Os mais de 500 sanjoanenses que foram até a Catedral, aplaudiram de pé o Maestro ao final da apresentação. O público saiu do espetáculo querendo mais. 

Cultura