Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Saúde :: 2016-01-29 -18:55:00

Departamento de Saúde promove ação educativa sobre Hanseníase

30 de janeiro é lembrada como o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase

Por Assessoria


O Departamento de Saúde realiza até sexta-feira, dia 5 de fevereiro, em São João da Boa Vista, a campanha educativa sobre a Hanseníase. Neste período, serão distribuídos folhetos explicativos sobre a doença em todas as unidades de saúde de São João da Boa Vista.

A data de 30 de janeiro é lembrada como o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Trata-se de uma doença que se instala, principalmente, em nervos e pele, sendo transmitida pela respiração de uma pessoa doente.

Se não tratada corretamente, a doença pode causar incapacidade ou deformidades nas mãos, pés ou olhos. Alguns sinais como manchas na pele que não causam dor, não coçam e não pegam pó, bem como dormência no local ou formigamento, podem estar ligados à Hanseníase.

Segundo o Departamento de Saúde, a doença tem cura e o tratamento é simples e gratuito. Basta que o paciente procure uma unidade de saúde para o início do tratamento.

“Em 2015, tivemos apenas um caso notificado, porém, é muito importante que a população saiba dos sinais e sintomas e procurem o atendimento o mais rápido possível”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Vilela de Oliveira, sobre a situação da doença em São João.

 

Sade