Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Geral :: 2016-01-06 -12:56:00

Antes de viajar é preciso revisão

Manutenção do automóvel antes de pegar estrada é recomendada

Por Gustavo Oliva


Férias escolares e do trabalho, tempo de descanso. Nada melhor do que viajar. Malas e família dentro do carro e partiu diversão. Nada disso. Seu carro está preparado para ‘pegar estrada’?

É importante que os devidos cuidados sejam tomados para que acidentes sejam evitados, por isso, nada melhor que um bom planejamento.

O ideal, antes de uma viagem, é levar o carro ao mecânico, para que seja feita uma revisão. Assim, o especialista poderá verificar todos os itens imprescindíveis para o correto funcionamento do carro.

Com alguns cuidados básicos o passeio de férias pode ser completo e render boas lembranças, evitando assim dores de cabeça como o que ocorreu com o aposentado João Martins, que acabou ficando na beira da estrada devido a problemas no motor.

O aposentado conta que, como acreditava que o carro estava em boas condições, nem se preocupou em fazer uma revisão. Cuidou das despesas da viagem, mas esqueceu do automóvel. “Acabei esquecendo o item principal de uma viagem: o carro.”, relembra João.

É por causa de casos como esse que muitos motoristas fazem questão de procurar ajuda de especialistas antes das viagens.

PREVENÇÃO

O mecânico Marcos Antônio Chagas Pinto, proprietário da Oficina Mecânica Kimar, afirma que a manutenção preventiva não pode faltar antes de se fazer uma viagem, seja ela de férias ou não.

Marcos diz que essa manutenção evita que as férias planejadas termine em ‘volta pra casa’. Ele destaca ainda que muitos motoristas deixam pra levar o automóvel na oficina na última hora, o que acaba não dando tempo de realizar uma revisão completa. “É preciso que o motorista traga seu carro, no mínimo, uma semana antes de pegar estrada, assim a revisão é bem feita e completa”, relembra Marcos.

De acordo com ele, a revisão leva cerca de dois dias para ser realizada.

CHECADOS

Níveis de óleo do motor e fluídos de freio, além de calibragem dos pneus e seu estado de conservação são pontos importantes para analisar e evitar um acidente.

Mangueira, correia, filtros de água e de ar e vazamentos são outros itens examinados na hora da revisão.

O sistema elétrico também deve ser verificado, pois faróis, lanternas, setas e piscas são indispensáveis.

Vale também checar também o limpador de para-brisa, que, em caso de chuva, precisa estar funcionando corretamente para não prejudicar a visão do motorista.

O ar-condicionado também merece um tratamento especial, pois pode ocasionar diversos problemas respiratórios.

VALE LEMBRAR

É obrigatório transportar crianças de até sete anos e meio em cadeirinha ou dispositivo equivalente à idade/altura (bebê-conforto, assento de elevação) em veículos de passeio. O dispositivo aumenta a segurança para esses ocupantes e também para as demais pessoas no carro.

Pessoas e bagagens juntas? Não pode. Nenhum passageiro pode ser transportado no mesmo espaço da carga, pois há risco de ser atingido por ela em caso de acidente.

Em condições de chuva ou neblina, o motorista deve diminuir a velocidade e manter o farol baixo ligado, informa o policiamento rodoviário da Polícia Militar de São Paulo. Não acione o pisca-alerta, isso só deve ser feito em caso de acidente a frente.

Vá descansado, já que um dos maiores perigos na estrada é dormir ao volante. Se a viagem for longa e você não tiver com quem revezar, é recomendada uma boa noite de sono e que a partida seja dada se estiver descansado e alerta.

Com essas simples medidas, suas férias serão inesquecíveis.

Geral