Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Geral :: 2016-01-05 -13:34:00

Sebrae anuncia oficina de planejamento para empresas

Entidade espera preparar diretores e gerentes para os desafios que o ano 2016 trará ao longo dos próximos 12 meses

Por Clovis Vieira


Planejamento: Antecipar os acontecimentos na empresa faz toda a diferença entre sucesso e o desatre iminente. (Foto: Divulgação)

Você aprendeu a planejar? Houve uma disciplina na sala de aula – durante o seu período escolar - que ensinou a você e aos seus colegas estudantes a importância do planejamento? Se isso não aconteceu, veja abaixo algumas dicas preciosas que podem ajudá-lo a atingir metas.

É BOM PLANEJAR?

Sim, planejar é parte imprescindível do sucesso. Não de pode agir como um touro que abaixa a própria cabeça, expondo seus chifres, e ataca confiante que acertará o alvo. Conheça estas dicas.

1. Escolha suas metas de acordo com as áreas que você tem mais domínio. A parte do cérebro que você utiliza para planejar e cumprir onde tem mais ‘domínio’ pode estender essa qualidade até as áreas de sua vida onde há maiores dificuldades. E, além do mais, é preferível ter menos metas ou áreas cobertas por seu planejamento, para que você possa se acostumar com a organização e ter a satisfação de concluir o que quer.

2. Durante o processo de planejamento, veja o que precisa melhorar. Todos temos essa noção, o problema é não querer olhar e enfrentar fracassos anteriores e detectar os pontos que merecem mais atenção. Ou seja: O que não der certo precisa ser registrado. Você poderá perceber que têm dificuldades no planejamento em etapas ou para dimensionar o tempo ou para calcular os investimentos necessários.

3. Planejar em etapas pode ser bem útil. O ano tem 12 meses e pensar nele como um todo pode complicar! Porém, se repartido em doze, cada parte fica mais “mansa”. Como comer um elefante? Pedacinho por pedacinho... seria uma boa resposta à pergunta. Um passo de cada vez pode nos levar ao objetivo final.

4. Perceba seus próprios sentimentos. Quando algo não dá certo você se irrita? Fica ansioso? Depois que se irrita, o que você faz? Desiste e parte para as lamentações? Os nossos sentimentos são o combustível para nossas ações. Por isso, perceba como você age emocionalmente e quais são as consequências – boas e más – para o seu planejamento.

NA EMPRESA

Começo de ano também é tempo de planejamento para os micro e pequenos empreendedores, afirma Fernando Sanches, Gerente Regional do Sebrae-SP São João. É neste momento, ele diz, que se deve preparar a empresa para que ela possa alcançar suas metas durante o ano.

“Os empreendedores devem aproveitar o mês de janeiro para prever o que querem para o seu negócio em 2015”, aponta Sanches. Mês a mês, a ideia é colocar na ponta do lápis o que a empresa precisa em termos de equipe, reformas, estoques, investimentos etc.

E é com o intuito de auxiliar os empresários nesta tarefa que o Sebrae-SP Escritório Regional de São João realizará, no dia 21 de janeiro (quinta-feira), a ‘Oficina Planeja Fácil’, atividade que apresentará uma ferramenta de apoio ao planejamento para ajudar o empresário a atingir os objetivos da empresa.

Na oficina, que será realizada na sede do Sebrae-SP em São João, serão abordados os seguintes tópicos: análise do cenário, decisão estratégica, construção do plano de ação e acompanhamento e controle.

O valor do curso é quase simbólico (R$ 100,00 individual) e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3638-1110 ou presencialmente. A atividade oferecerá certificado e kit de planejamento – Planeja Fácil.

Geral