Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Geral :: 2015-12-16 -17:35:00

Nordeste é opção para próximas férias

Polícia Militar pede atenção dos moradores para casas vazias

Por Gustavo Oliva


Com a aproximação do final do ano, os sanjoanenses já começam a se programar para as férias e viagens pelos mais diversos estados do Brasil ou até mesmo outros países pelo exterior.

 Porto Seguro: é uma das cidades mais procuradas pelos turistas  sanjoanenses para viagens. (Foto: Divulgação)

As festas de final de ano são tradicionalmente celebrações familiares para estar com as pessoas mais queridas, mas há quem prefira viajar ou até mesmo levar a família para passar as férias e conhecer novos lugares.

É o caso da Renata Ribeiro que vai levar o marido e os dois filhos para passar o ano novo em um cruzeiro com destino para o Rio de Janeiro. A dona de casa planejou a viagem durante o ano e está ansiosa para a viagem. “Sempre gostei de passar essas festividades com a minha família. Esse ano não será diferente, continuarei passando com eles, mas em um cruzeiro.”, animou-se ela.

Mas com a crise financeira e a alta do dólar, muitos estão deixando as viagens de lado, principalmente as com destino para o exterior.

AGÊNCIAS

De acordo com a proprietária da agência de viagens TeagTur de São João da Boa Vista, Terezinha Penachi do Nascimento, se a empresa não tivesse realizado formas de desviar da crise, a procura por viagens teria diminuído.

Terezinha conta que excursões em grupos têm despertado o interesse dos viajantes para essa época do ano. Por esse motivo, a proprietária da agência explica que a procura por viagens esse ano permaneceu estável. “Sem as excursões em grupos, a procura tinha despencado.”, contou ela.

Segundo Terezinha, o aumento da procura por viagens acontece no meio do ano ou em épocas fora de temporada, devido ao preço mais baixo. Ela contou também que viagens para o exterior caiu devido à alta do dólar e que os cruzeiros tiveram um aumento significativo de procura.

Questionada sobre os lugares mais procurados pelos sanjoanenses para viagens, a resposta é Nordeste, principalmente cidades como Maragogi, Porto Seguro, Fortaleza, Natal e Maceió (vide infográfico).

ALERTA

Como muitos deixam as casas para passar as férias em outras cidades ou países, O MUNICIPIO entrou em contato com o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Alexandre Bergamasco para alertar a população com relação a casas vazias.

De acordo com ele, geralmente nessa época do ano, os furtos às residências costumam aumentar, por isso, dentre as dicas fornecidas, o Capitão destaca para não deixar a luz acesa durante o dia, informar vizinhos ou familiares que a casa estará vazia, suspender a entrega de correspondências até a volta da viagem e possuir cachorros no quintal podem evitar um possível furto. “São medidas simples que podem ter resultado satisfatório e o sanjoanense poderá viajar comtranquilidade.”, explicou ele.

Capitão Bergamasco orientou também que, se possível, o proprietário instale um sistema de alarme (sonoro e com câmeras), pois o som emitido por ele deixa a vizinhança em alerta e, caso o furto seja efetuado, a Polícia analisa as imagens e localiza o suspeito. Outra opção seria acionar o seguro para que o guarda ronde aquela parte do bairro e fique atento a movimentações suspeitas. 

VIZINHANÇA SOLIDÁRIA

Um método que tem surtido efeito, de acordo com o Capitão, é a Vizinhança Solidária, que resulta em grupos de moradores agindo preventivamente, sendo fundamental na localização de algum suspeito e na agilidade da Polícia Militar.

Segundo ele, vários bairros já aderiram essa ideia, fazendo com que o assaltante pense duas vezes antes de tentar realizar algum furto.

Geral