Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Geral :: 2015-12-15 -18:15:00

IPVA fica 3,3% mais barato em 2016

Primeiras parcelas devem ser pagas no início do ano que vem

Por Gustavo Oliva


Com o término do ano e o começo de 2016 já em curso, muitas são as pessoas que se preocupam com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o seguro do seu automóvel.

Para quem mora em São João da Boa Vista, saber mais sobre o IPVA 2016 é uma das coisas mais importantes para este começo de ano. Por isso, o contribuinte deve ficar atento aos descontos, às datas e às formas de pagamento que mais se adéquam ao seu orçamento.

QUEDA

De acordo com o levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os valores do IPVA 2016 no Estado de São Paulo ficarão, em média, 3,3% mais baratos.

Esse dado está baseado nos valores de mercado de setembro de 2015, no qual foi identificada maior queda de preços de venda para caminhões usados, que apresentaram recuo de 3,76%.

Os automóveis tiveram redução de 3,4%, seguidos dos utilitários, com redução de 3,28%. Ainda de acordo com o levantamento,os preços de venda dos ônibus e micro-ônibus ficaram 3,15% mais baixos e os de motocicletas fecharam 2,72% abaixo do valor apurado no ano anterior.

PAGAMENTO

A cobrança começa em 11 de janeiro e os contribuintes podem pagar o imposto em cota única já nesse mês - com desconto de 3% - ou parcelar o tributo em três vezes - nos meses de janeiro, fevereiro e março - de acordo com o final da placa do veículo. Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro, mas sem desconto.

O contribuinte não pode se esquecer do Seguro de Danos Pessoais Causados por VeículosAutomotores de Vias Terrestres (DPVAT), que é o Seguro Obrigatório. Ele deve ser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do IPVA ou juntamente com a cota única

O parcelamento só é permitido para motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus, e as parcelas devem ser recolhidas de acordo com o calendário de vencimento do IPVA.

Os proprietários devem respeitar o calendário de vencimento por final de placa (vide tabela). Para efetuar o pagamento do IPVA 2016, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e efetuar o recolhimento no guichê do caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

ECONOMIAS

Pensando nas contas do final e início do ano que os brasileiros e sanjoanenses acumulam, O MUNICIPIO procurou o contador e Coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UniFEOB, Rodrigo Simão da Costa, para orientar no planejamento financeiro das famílias para fugir das dívidas.

De acordo com Rodrigo, o IPVA é uma conta que as pessoas já sabem que irão pagar, já que é quitada nos três primeiros meses do ano. Como o valor não muda consideravelmente, embora sofra alguns reajustes, ao final do ano a pessoa já sabe quanto ela terá que pagar no mês seguinte, podendo então reservar a quantia ao longo do ano ou fazer um planejamento para, quando chegar a data de validade, ter o dinheiro em mãos.

À VISTA OU PARCELADO?

Para o Coordenador dos cursos do UniFEOB, essa questão é relativa e depende do planejamento de cada um. “As pessoas que se programam para pagar o IPVA preferem fazer o pagamento único e, com isso, ela tem um ligeiro desconto”, analisa ele.

DÍVIDAS

Rodrigo Simão alerta os sanjoanenses para com as dívidas de final e início de ano. De acordo com ele, além do IPVA, matrículas e material escolar já são gastos conhecidos das pessoas, por isso, elas já podem reservar parte do 13º para esses gastos ou fazer um planejamento durante o ano.

“O que acontece é que muitos não planejam, gastam com as festas de final de ano e começam o outro ano endividados, tendo que recorrer a empréstimos, ficando comprometido pelas dívidas.”, concluiu ele.

Geral