Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Geral :: 2015-12-15 -17:33:00

Campanhas de Natal solidário movimentam São João

Por Daniela Prado


Novamente o Natal se aproxima e, com ele, a troca de presentes e a reflexão sobre a mensagem global que esta data simboliza.

Alguns sanjoanenses já estão se mobilizando para comprar presentes para a família ou, num sentimento de espírito natalino, pensar no próximo, sobretudo crianças que, alheias a crise econômica, desejam um Feliz Natal e nem sempre podem ter um presente.

NOEL CARTEIRO

Nas agências dos Correios, a campanha de adoção das cartinhas encerrou-se no dia 11 de dezembro e até esta sexta, os padrinhos podiam entregar os presentes à rua Antonina Junqueira, nº  221.

A assessoria de imprensa dos Correios faz o balanço prévio de que, em 2015, tenham sido selecionadas cerca de 380 cartinhas ao Noel, das quais aproximadamente 190  adotadas.

Nesta campanha, crianças de até 10 anos escrevem cartas, com pedidos preferencialmente de brinquedos e as mesmas passam por uma triagem, ficando, posteriormente, disponibilizadas para adoção – os Correios nunca entregam as cartinhas diretamente à população, a domicilio.

Para preservar a imagem da criança, os presentes são entregues nos Correios, que se encarregam de colocá-los no fluxo postal e destiná-los ao endereço dos pequenos autores, sendo impossível que os padrinhos acompanhem a entrega ou venham a saber a identidade de quem é presenteado.

A assessoria diz que a expectativa é de que os presentes sejam todos entregues até o Natal e que muitas cartinhas emocionam bastante por conterem os sonhos infantis, alguns bem simples.

NOEL UNIVERSITÁRIO

O Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, UniFAE, há dois anos aderiu a esta iniciativa de alegrar as crianças no Natal, com doação de brinquedos.

É a Campanha Natal Solidário, que teve início no dia 13 de novembro e contou com a participação apenas de alunos da instituição, que deixavam lá brinquedos de todas as espécies e ganhavam horas de atividade complementar.

A arrecadação termina nesta segunda, 14 de dezembro e até o momento, foram, em média, 4.000 brinquedos doados.

NOEL SOLIDÁRIO

“Doe brinquedos, balas e bolas e façamos juntos o Natal de uma criança mais feliz!”

Este é o slogam da Carreata Balas e Bolas, criada em 2010 por Leandro Nogueira Garcez. “Em 2015, acontecerá a 6ª Carreata e as pessoas interessadas em doar brinquedos em geral, podem entrar em contato com alguém da organização, que vamos buscar”, avisa Leandro.

Todos os contatos estão na página https://www.facebook.com/groups/balasebolas/

Leandro conta que há ainda alguns pontos de arrecadação, como a Loja Lupo, onde é possível comprar sua bola para doação, e a Mazzi Baby &Kids. “Arrecadamos brinquedos em geral e balas que o Papai Noel distribui durante a Carreata”, avisa ele, completando que a Campanha também recebe muitas doações de roupas e calçados infantis, que são levados às famílias que precisam.

As doações, como Leandro destaca, podem ser feitas até o dia 19 de dezembro, um sábado, que, aliás, é o dia da Carreata sair e entregar os presentes pelas ruas de São João.

O itinerário ainda está em fase de decisão mas Jardim das Rosas, Resedás, Jardim dos Ipês, das Tulipas e Maestro Mourão são alguns dos bairros que Leandro cita. “Esse ano, queremos ir aonde algumas carreatas não vão, e queremos atingir alguns bairros novos”, programa.

Ele lembra que, em 2014, a Carreata Balas e Bolas visitou cerca de dez bairros e presenteou em média 4000 crianças. “Basta ser criança e estar no caminho, que iremos distribuir”, revela Leandro, salientando que não tem como inspecionar a realidade econômica de cada criança. A Carreata sai de frente ao Supermercado Big Bom.

Falando em Carreata, este ano, excepcionalmente não haverá a Van do Noel.

Aida Luisa Salvi Campos, da organização, explica que a Van está passando por reestruturação mas deve voltar, ainda melhor, em 2016. “Estarei distribuindo apenas alimentos não perecíveis para os Vicentinos e para a comunidade do Santo Antônio”, diz Aida.

Ela conta que recebeu algumas cartinhas em casa, com pedidos e irá atendê-los, na medida do possível, mas independente da Van do Noel.

Quem quiser ajudar, basta doar algum alimento não perecível, inclusive refrigerantes, direto na residência de Aida, na esquina da Av. João Goulart com rua Francisco Ardana, nº 390, no Parque das Nações, até o dia 22 de dezembro.

Geral