Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Cultura :: 2015-12-11 -10:12:00

Doação de uma Barsa revela o charme dessa Enciclopédia

Por Clovis Vieira


A quem interessar possa: “Doa-se uma Enciclopédia Barsa completa e em ótimo estado!”, anunciou  Carlos Castilho em seu perfil do Facebook, nesta segunda-feira, às 11h37. Exatos quatro minutos depois, Fernando Tassoni aceita a doação e já pergunta: “Retiro onde?”.

ENCICLOPÉDIA

Idealizada em 1959 por Dorita Barrett, herdeira da família Barrett, detentora da Enciclopédia Britânica, a Barsa foi a primeira enciclopédia brasileira, desenvolvida por um corpo editorial nacional de excelência. O jornalista e escritor Antônio Callado foi o redator-chefe da primeira edição.

Um tesouro: Fernando Tassoni e Carlos Castilho com a Barsa. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Meu pai comprou a Barsa em 1989, quando um vendedor passou na porta de casa oferecendo”, lembra Castilho. Na época ele tinha oito anos e sua irmã, Daniela Alves, 15. “Meu pai, então, acreditou que aquele seria um momento bastante oportuno para adquirir a Enciclopédia, já que ambos estavam em fase de pesquisas para a escola”.

Castilho lembra que a Barsa foi adquirida por um valor “um tanto alto”, dividido em várias parcelas, e dias depois a tão sonhada Barsa chegou em sua casa. “Na época, tanto eu quanto minha irmã, bem como nossos amigos, a utilizamos muito em nossas pesquisas do então chamados 1º e 2º graus”. Em sua casa, a Barsa ficava em lugar especial, ele conta. Praticamente, todas as pesquisas solicitadas pelos professores eram consultadas na Barsa.

A decisão por doar os livros foi motivada pela mudança de casa. “Para a nova casa, optamos por levar apenas o que utilizamos com frequência; o que não utilizamos, decidimos doar ou vender para pessoas que utilizarão muito mais que nós, que é o caso da Enciclopédia”, finaliza Carlos Castilho.

Cultura