Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Geral :: 2015-11-12 -12:50:00

Sicredi União PR/SP lança "A União Faz a Vida" em São Paulo

São José do Rio Pardo é o primeiro munícipio do Centro Leste Paulista a receber o programa

Por Assessoria


São José do Rio Pardo será o primeiro município da Sicredi União PR/SP a contar com o programa 'A União Faz a Vida' no Centro Leste Paulista. Desde a chegada à região, em 2013, a cooperativa de crédito buscava implantar esse método educacional em sua área de atuação em São Paulo.

O evento de lançamento aconteceu na noite da última segunda-feira (9 de novembro) e reuniu cerca de 100 pessoas da cidade, entre dirigentes, da cooperativa, autoridades da administração pública e educadores da rede municipal de ensino que participarão do desenvolvimento do programa.

Dirigentes da cooperativa e autoridades da administração municipal marcaram presença no evento. (Foto: Divulgação)

Pela cooperativa, marcaram presença Wellington Ferreira, presidente da Sicredi União PR/SP; Rogério Machado, diretor executivo; e Constantino Júnior, diretor de negócios para o interior paulista.

"A importância maior do programa A União Faz a Vida é a garantia de continuísmo e propagação do ideal cooperativista. Pois, ao trabalharmos com as crianças, estamos construindo o futuro do cooperativismo, que são motivadas por atitudes e valores pautados na cooperação mútua", disse Ferreira em seu pronunciamento.

Desenvolvido por pedagogos da Universidade Paulista e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o programa 'A União Faz a Vida' vai atuar no setor de Escola do Campo do município, que são instituições de ensino fundamental situadas no perímetro rural da cidade.

Com um total de 234 crianças, São José do Rio Pardo possui cinco escolas nessas áreas, Fazenda Barreirinho, Estação Fazenda Venerando, Fazenda Santa Amélia, Fazenda Água Fria e Sítio Novo. Todas estão localizadas na zona rural do município, sendo que três delas são de regime integral. "Este é um momento impar para o município, pois o programa vem somar com todo o conteúdo já desenvolvido, fortalecendo e aprimorando ainda mais o educador que atua em nosso quadro de escolas do campo", afirmou Silvia Masini Jiupato, secretária municipal de educação, uma das autoridades públicas que estiveram presentes ao evento.

O vice-prefeito, Carlos Alberto de Souza, agradeceu a iniciativa do Sicredi de desenvolver um programa tão importante no município. "O fato de sermos a cidade pioneira na região aumenta ainda mais o compromisso de mostrarmos um bom trabalho. Pois acredito que isso irá contribuir para disseminar o programa em outros municípios", disse.

Já o diretor de negócios da Sicredi União PR/SP para o interior paulista, Constantino Júnior, destacou o compromisso da cidade em receber o programa. "Tenho muito orgulho de São José do Rio Pardo ser o primeiro município do Centro Leste Paulista a receber o programa. Quero muito trabalhar para que essa seja a primeira de muitas outras cidades a implantar esse método", informou.

Após a formalização da parceria entre a Sicredi União PR/SP e a Prefeitura de São José do Rio Pardo, o próximo passo será iniciado com formação e capacitação dos professores e educadores evolvidos no programa, que receberão uma assessoria pedagógica.

"A União Faz a Vida nada mais é do que uma metodologia de ensino por meio de projetos que coloquem as matérias ensinadas em sala de aula de maneira prática. Através dele, o professor vira um orientador do aluno, que se transforma no verdadeiro protagonista do método", esclarece Sandra Michels, assessora de Programas Sociais da Sicredi União PR/SP.

Muito emocionado com a conquista, Valdinei Flávio Ribeiro, gerente da agência do Sicredi em São José do Rio Pardo, ressaltou o orgulho de ser a primeira cidade do Centro Leste Paulista a contar com o programa. "Antes mesmo de inaugurar a agência, há um ano, já tinha como sonho trazer 'A união faz a vida' para a cidade. Porém, essa conquista tem muito do esforço da equipe de colaboradores dessa unidade, que muito contribuiu para esse sonho virar realidade", disse Ribeiro.

Geral