Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Geral :: 2015-10-30 -14:49:00

Artesanato ganhará espaço exclusivo em São João

Por Clovis Vieira


Agora é oficial: produzir Artesanato é profissão. A Lei do Artesão (Lei n° 13.180) foi publicada na sexta-feira (23 de outubro), no Diário Oficial da União. O texto regulamenta a profissão de artesão, estabelece diretrizes para as políticas públicas dirigidas à categoria e define parâmetros para o exercício da atividade.

Empreendedora: Simone, no local onde será o CCAA. (Foto: Clovis Vieira)

Coincidentemente, São João está prestes a ganhar um centro de referência nesta atividade: é o Centro Comercial de Arte e Artesanato, cuja previsão para o início das atividades é agora em novembro. À frente do empreendimento está a produtora cultural Simone Santos.

“Nós queremos transformar este espaço, na Rua Campos Salles, no Centro Comercial de Arte e Artesanato”, afirma Simone. De acordo com ela, a parte de baixo do espaço conterá pelo menos 30 boxes onde ficarão os artesãos e seus produtos, escritório, um auditório para 40 pessoas, uma área destinada a oficinas de arte e encontros para palestras.

Na parte superior, ela explica, haverá uma ‘praça de alimentação’ com palco para eventos culturais e artísticos. “Com uma pequena divulgação que vimos fazendo, tivemos um retorno muito bom dos artesãos”, afirma. Simone crê que o início das obras deverá atrair mais interessados nas atividades que se promoverão no local.

E o espaço está aberto a artistas de São João e de cidades da região. “Nós temos, inclusive, inscrição de artesãos de São Paulo, como um conhecido ceramista que já garantiu o seu box no nosso empreendimento”.

Com relação à Lei do Artesão, a empreendedora destaca que já conta com o MEI-Micro Enpreendedor Individual, uma parceria do Governo do Estado com as prefeituras. “O MEI já beneficia o artesão; e eu ainda não estou completamente por dentro da Lei do Artesão. Vamos pesquisar os benefícios que ela possa nos trazer”, finaliza. 

Geral