Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Geral :: 2015-10-23 -15:28:00

Quatro chapas disputam a eleição da OAB de São João

Por Reinaldo Benedetti


No próximo dia 18 de novembro, quarta-feira, a 37ª Subseção da OAB em São João da Boa Vista elege seus novos comandantes para o triênio 2016/2018. A 37ª Subseção abrange os municípios de São João e Águas da Prata e conta com quatro chapas na disputa.

Segundo a própria OAB local as chapas são: Chapa 1 “OAB forte, advogado valorizado”, Chapa 2 “União pela advocacia”, Chapa 3 “Tempos novos” e Chapa 4 “Renovação Já”.

O MUNICIPIO entrou em contato com todos os candidatos a presidente das quatro chapas para saber o que os motiva a disputar este cargo, mas somente três responderam aos questionamentos: Chapa 1, Chapa 2 e Chapa 3.

A Chapa 1 tem como lema “OAB forte, advogado valorizado” e é encabeçada pelo advogado Alexandre de Lima Pires. A Chapa ainda é composta por Leandro Galati,  vice-presidente; Genimara Aparecida Romeiro, secretária geral; Ana Sueli de Castro Baroni, secretária adjunta  e Rui Jesus Souza, tesoureiro.

O presidente da Chapa, Alexandre Pires, diz que tem a convicção de que uma OAB forte e atuante, não só com atuação junto ao Judiciário mas com efetiva participação nos órgãos de do município, evidenciará a imprescindibilidade do advogado em todos os setores, o que, segundo ele, fortalece a classe e seu papel perante a sociedade. “A OAB deve voltar a exercer o papel de protagonista em nossa sociedade, visando não só a defesa intransigente das prerrogativas dos advogados, como também a cidadania. Esse é o nosso compromisso”, afirma.

Já a Chapa 2 é encabeçada pelo atual presidente, o advogado José Luiz da Silva, o qual busca a reeleição com o lema “União pela advocacia”. Ainda fazem parte da Chapa 2 os advogados Veridiana Sergio Ferreira Santamarina, vice-presidente; Eduardo Padial Quebradas, secretário geral; Cyro Gilberto Nogueira Sanseverino, secretário adjunto e Daniela de Carvalho Balestero Aleixo, tesoureira.

José Luiz elencou algumas de suas propostas. São elas: continuar lutando pela redução da anuidade, lutar pelo pagamento das certidões de honorários dentro do mês do seu protocolo, a defesa do mercado de trabalho, combate ao exercício ilegal da profissão, total apoio ao jovem advogado, lutar para que os colegas mediadores e conciliadores sejam remunerados, aquisição de um terreno e construção da nova Casa do Advogado nas proximidades do novo fórum com espaço para livraria, farmácia, serviços odontológicos, quadra de esporte, salão de festas etc.

A Chapa 4, “Renovação Já”, tem como presidente Edelweiss Maciel Fonseca. Completam a mesma os seguintes advogados: Jocelito Zaneli, vice-presidente; Odair Bertelli, secretário geral; Cristiano Ulysses Corrêa, secretário adjunto e Ulisses Brandão Ribeiro, tesoureiro.

Edelweiss diz querer uma OAB mais humana, sensível e solidária, mais respeitosa e ética perante os problemas da classe, combativa nos interesses da sociedade, que ofereça aos jovens advogados o acesso gratuito a cursos preparatórios para concursos públicos, aprimorar e desenvolver os cursos de aprimoramento profissional já existentes, lutar pelos direitos e pela ascensão profissional das mulheres advogadas e priorizar a assistência judiciária e as prerrogativas profissionais.

“Eu quero ser presidente da Subseção da OAB de São João da Boa Vista para, primeiramente, melhorar as condições de trabalho, melhorar a vida e estimular o aprimoramento profissional dos meus colegas advogadas e advogados”, diz Edelweiss.

A advogada Beatriz Pinto Caio, que lidera a Chapa 3 “Tempos Novos” não retornou à reportagem do O MUNICIPIO.

A eleição da OAB ocorre no dia 18, das 9 às 17 horas, e podem votar os cerca de 1000 advogados inscritos na 37ª Subseção e em dia com a anuidade.

No Estado

As eleições na Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil para eleger o Conselho Secional terá na disputa para o triênio 2016/2018 seis chapas. A votação ocorre em 18 de novembro, das 09h00 às 17h00, e os 350 mil advogados irão eleger a diretoria, conselheiros secionais e federais, diretores da CAASP e das Subseções.

Na disputa pela OAB SP estão: “Trabalho pela advocacia”, tendo como presidente Marcos da Costa; “Hermes-Oposição”, cujo candidato à presidência é Raimundo Hermes Barbosa; “Sayeg, Arruda Alvim e Doró – OAB pra valer”, que tem por candidato Ricardo Sayeg; “Pela Ordem! Sergei Cobra”, com Sergei Cobra Arbex como candidato a presidente; “Inova OAB – João Biazzo”, com João Biazzo Filho e “Kfouri – Orgulho de ser advogado”, com Anis Kfouri Júnior.

Entre os candidatos, um é da região de São João. João Biazzo Filho é natural de Aguaí e formou-se em Direito no UniFEOB.

Geral