Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Artigos :: 2016-07-28 -16:40:00

Colha o dia


A geração de homens e mulheres que está completando os 50 anos, de fato é completamente diferente dos cinquentões de décadas atrás. Estão muito mais ativos, fazendo planos e com uma cabeça boa.

Mas no meio de tudo isso, existe um lado a ser muito bem cuidado: a Saúde!

Para as mulheres, consultem rotineiramente seu médico e exija dele um checkup completo, rastreie as doenças mais comuns como hipertensão, diabetes melitus, doenças da tireoide, distúrbios do colesterol, dentre outros e se diagnosticado, cuide.

Rastreie os cânceres mais comuns nessa faixa etária como mama, colo do útero, intestino e pulmão com os exames adequados. É fundamental o diagnóstico precoce desses tumores o que significa que é possível curar em quase 100% dos casos.

As vitaminas e algumas substâncias no sangue são essenciais a um bom funcionamento do organismo e portanto devem ser dosadas rotineiramente, como por exemplo a vitamina D, importantíssima para o osso, sistema imunológico, força muscular e unhas e cabelo. A vitamina B12, importante para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, para prevenir anemia . O zinco, elemento importante ao bom funcionamento do sistema imunológico.

Mudanças hormonais vindas com a menopausa, desde que não haja contraindicação, podem ser tratadas com terapia hormonal, o que garante à mulher uma libido mantida, melhora das famigeradas ondas de calor, melhora do humor e qualidade do sono além de tratar o ressecamento vaginal.

A mudança de maus hábitos como o tabagismo, a bebida alcoólica em excesso, controle de peso com uma reeducação alimentar com uma dieta saudável e a introdução de bons hábitos como atividade física regular (e a mais indicada nessa faixa etária é musculação), e atividades que estimulem o cérebro como aprender outra língua ou a tocar um instrumento musical, são de extrema importância.

Uma boa qualidade de sono, ronco em excesso e insônia, comuns nessa idade, devem ser tratados pois podem levar a hipertensão arterial, problemas cardíacos e até a morte súbita.

Portanto, aproveite a vida ao máximo, sugue dela até a última gota, mas não negligencie seu maior patrimônio que é o seu corpo saudável.