Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Artigos :: 2016-07-15 -16:09:00

Cuidados com a fertilidade


Estamos presenciando nos dias hoje um aumento dos casos de casais inférteis, cerca de 10% apresentam problemas em ter filhos. As causas principais na mulher estão relacionadas à idade, a problemas relacionados à ovulação, obstrução das tubas uterinas e endometriose, enquanto nos homens está relacionada principalmente a baixa do número de espermatozoides.

As mulheres tem postergado a gravidez e com o avançar da idade existe uma redução da fertilidade feminina. A partir dos 27 anos começa haver uma diminuição das chances de gravidez, entre 25-30 anos a redução é de 4%, entre 30-35 anos é de 19%, dos 35-40 anos de 40% e após os 40 anos é de 95%. Além disso, ainda observamos aumento da chance de problemas genéticos como síndrome de down, que em uma mulher aos 20 anos ocorre 1 em cada 1667 gravidezes, aos 30 anos 1 para cada 952, aos 35 1 em cada 378 e aos 40 anos 1 em cada 106.

Além do problema idade, alguns fatores ambientais devem ser evitados como a obesidade, tabagismo, que aumenta a infertilidade em 60% em relação aos cais não fumantes, o alcoolismo em excesso, uso de drogas ilícitas (maconha e cocaína), café em excesso e evitar se expor ao risco de DSTs.

A grande mídia muitas vezes presta um desserviço quanto à informação sobre infertilidade, mostrando atrizes e celebridades que engravidaram após os 40 anos, como a Silvia Popovic (44 anos), Carolina Ferraz (46) e Kelly Preston (47). Na quase totalidade desses casos essas mulheres engravidaram as custas de tratamentos caríssimos e com óvulos doados por outras mulheres, mas esses detalhes são omitidos nas reportagens, passando uma informação distorcida de que hoje a medicina proporciona tratamentos acessíveis a pessoa comum para que engravide em qualquer idade, o que não corresponde a realidade.

Portanto, cuidados gerais com a saúde e bons hábitos vão levar a uma preservação da fertilidade e, além disso, uma boa programação de se tentar as gravidezes antes dos 35 anos quando possível. Quando não for possível, a medicina oferece como um recurso mais moderno que é o congelamento de óvulos, que deve ser oferecido às mulheres que se encontram na faixa etária de 35 a 37 anos e que não têm uma perspectiva de curto prazo de engravidar.

Que esse artigo sirva de alerta para muitos casais que levados pela grande mídia, não se atentaram para um eventual problema que pode vir.