Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Artigos :: 2016-06-25 -14:39:00

Senac: inovação todos os dias


                 

Dando continuidade ao tópico das últimas semanas, a formação de um Polo de Tecnologia em São João da Boa Vista, é importante ressaltar o papel do ensino técnico. Por priorizar a formação diretamente para o mercado de trabalho, o ensino técnico leva seus alunos para questões cotidianas e concretas muitas vezes deixadas em segundo plano pelo ensino superior. Neste ambiente surgem inovações quase prontas para se tornarem produtos, e o Senac São João da Boa Vista aparece como agente fundamental. Atualmente, cinco cursos técnicos são oferecidos pela instituição, sendo que o Técnico em Informática é diretamente voltado para a área de tecnologia. O coordenador da área de Tecnologia da Informação, Thiago Maltempe, veio confirmar o que afirmei até aqui.

Muito além de transmitir informações sobre hardware e software, a dinâmica de trabalho em grupo e exploração de recursos em sala de aula cria não apenas profissionais tecnicamente competentes, mas empreendedores inovadores, com grupos de alunos que criam desde controle de manutenção de motocicletas por quilometragem via GPS, até baterias universais inéditas, projetos patenteáveis e com utilidade evidente. Estes dois projetos por exemplo, participaram do concurso Empreenda. Passaram da primeira etapa deste ano e estão disputando com iniciativas de alunos do estado todo, e é comum os projetos sanjoanenses irem longe nesta competição anual do Senac.

Para cursar os técnicos é preciso estar no segundo ano do ensino médio. O Senac São João atende alunos de toda a região, nos períodos matutino, vespertino e noturno.  Os alunos são estimulados a promoverem ações conjuntas com os outros cursos técnicos oferecidos (Segurança do Trabalho, Administração, Recursos Humanos e Enfermagem), tanto na organização de eventos quanto em projetos. A frequência de inscrição nos cursos livres e de curta duração é grande, são específicos sobre um determinado assunto e abertos para toda a população, que interage também com alunos regulares da instituição.

Se o propósito é desenvolver aqui um ambiente de inovação, temos que começar a mapear isso pela base. Nela se formam jovens inovadores para o futuro, ou mesmo para o presente. É nela que se trabalham problemas objetivos para resolvê-los com eficiência. A área de Tecnologia da Informação do Senac é parte fundamental, e há muito mais a se falar sobre eles... até porque surgem coisas novas lá todo dia.