Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Artigos :: 2016-06-03 -17:18:00

São João da Boa Vista a um passo do futuro


                 

 No último dia 4 de maio foi apresentado o Plano São João 2050 com destaque para a formação de um Polo de Tecnologia. E o que é um Polo Tecnológico? Conceitualmente, trata-se da organização de agentes que criam e desenvolvem tecnologias, voltado para a colaboração entre eles e o setor produtivo local.

 Esta vocação do município é indiscutível, pois além dos cursos voltados para agropecuária, saúde, engenharias e ciências da informação oferecidos por Unifeob e Unifae, Instituto Federal e Unesp vêm impulsionar a qualidade de nosso ambiente universitário. Temos pesquisadores mestres e doutores nas mais variadas áreas, e projetos comuns tanto entre estas instituições de ensino como entre elas e indústria e produtores rurais. A presença de alunos de todas as cidades vizinhas também potencializa a abrangência deste processo, regionalizando o ambiente de inovação que trará competitividade à economia e destaque à nossa cidade.

 Concomitante ao surgimento de projetos comuns entre nossas instituições, vai se formando um novo leque de oportunidades, colocando São João da Boa Vista no mapa mundial da inovação. Um exemplo claro disso é o Grupo de Desenvolvedores Google (GDG), programa para desenvolvimento de aplicativos  da maior plataforma da internet na atualidade, que existe em São João da Boa Vista desde o início do ano passado, fruto da parceria da Unifae, Unifeob e do Instituto Federal, área onde a Unesp também apresenta enorme potencial a ser somado. Esta é uma inciativa exemplar do que podemos trazer com o fortalecimento do Polo de Tecnologia.

 Temos várias iniciativas inovadoras acontecendo, que semanalmente serão divulgadas neste canal do jornal O Município. Até a próxima semana.