Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Artigos :: 2016-05-03 -14:03:00

Dicas para aproveitar melhor as compras nos supermercados


A maioria das pessoas aprende a comprar as coisas com seus pais, seja no supermercado, na padaria, na feira, não importa, é indiscutível que os pais influenciam diretamente o comportamento de compras de seus filhos.

É muito comum encontrarmos pessoas que fazem suas compras de supermercado no início de cada mês, ou mesmo no finalzinho do mês, momento em que recebem seus salários ou onde o cartão de vale refeição ou alimentação é reabastecido.

Mas, qual o motivo para fazerem isso?

É exatamente em razão do comportamento de seus pais, mas muita gente não sabe disso, ou simplesmente, nunca parou para pensar nisso.

Nós vivemos em uma época muito diferente da época de nossos pais, muito mais diferente ainda da época de nossos avós.

Antigamente, não existiam supermercados ou grandes centros de compras, tudo estava restringido aos famosos “mercadinhos” ou “vendinhas”.

Era mercadinho do Sr. Zé para cá, vendinha do Sr. Joaquim para lá, enfim, não existia essa infinidade de opções de compras que encontramos hoje em dia.

Nesses pequenos comércios, não existia nem muita variedade, nem muita quantidade, então o jeito era fazer as compras do mês de uma única vez e no momento em que o dono do estabelecimento abastecia as prateleiras, geralmente, no final do mês para aproveitar o recebimento dos salários de seus clientes.

Durante o mês, sobravam poucos itens para serem adquiridos, por isso, era preferível chegar antes e garantir a compra para todo o mês.

É uma realidade muito diferente da que encontramos hoje, nossas crianças nunca passarão por isso, é algo inimaginável em suas vidas.

Hoje, é possível comprar qualquer coisa, de qualquer marca em qualquer lugar e em qualquer horário, não existe motivo para concentrar as compras em um único período do mês.

Nos supermercados, além dos produtos para o consumo do dia-a-dia em casa, estão sendo disponibilizados produtos que antigamente encontrávamos somente em lojas especializadas, como brinquedos, roupas, eletrodomésticos etc.

Com tanta variedade assim, eles estão seduzindo cada vez mais os consumidores atraídos pela centralização de suas compras em um único lugar.

Mas, será que o comportamento dos consumidores acompanhou essa evolução dos supermercados, ou as pessoas ainda estão concentrando suas compras em um único período do mês?

Quem faz as compras nos supermercados consegue responder e muito bem essa pergunta, é muito nítido que as pessoas ainda continuam concentrando suas compras no final e o início de cada mês, seguindo a mesma conduta de seus pais e avós.

Os supermercados usam essa situação a seu favor, eles aumentam os preços de alguns produtos nessa época para aproveitar que os clientes comprarão os produtos de qualquer forma, pois o estoque em suas casas está bem baixo, ou simplesmente, já acabou.

Isso mesmo, os produtos nos supermercados sofrem variações de preço ao longo do mês, o mesmo também acontece com alguns produtos em épocas de feriado ou estações do ano, como por exemplo, o preço dos peixes na época da semana santa, o preço das bebidas em época de carnaval etc.

Nas outras épocas do mês, com o objetivo de atrair os consumidores, os supermercados colocam vários itens em promoção, afinal, precisam garantir a continuação de suas vendas ao longo de todo o mês.

Seria o momento ideal para fazer ótimos negócios, muitos produtos acabam saindo pela metade do preço e só quem planeja suas compras conseguirá aproveitar bem essas oportunidades.

Portanto, é preciso manter um estoque adequado em casa e ir para o supermercado com maior frequência e, mesmo assim, para comprar somente alguns itens específicos que estão faltando em casa.

A partir do momento que você for ao supermercado sem a necessidade de fazer a compra para o mês inteiro, poderá aproveitar as promoções de alguns outros produtos que, mesmo sem ter a necessidade imediata de consumo, poderão ser adquiridos naquele momento em razão do menor preço que está sendo oferecido.

É lógico que para ser possível esse planejamento, as pessoas também precisarão se planejar financeiramente para terem dinheiro para fazer essas compras ao longo do mês.

A velha dica de pesquisar entre os supermercados nunca sairá de moda, porque os supermercados possuem suas especialidades, isto é, um é melhor em carnes, outro em produtos de limpeza, outro em bebidas e assim por diante, então, fazer uma pesquisa de preços entre os supermercados resultará sempre em economias pontuais no orçamento.

Existem algumas questões estratégicas praticadas pelos supermercados e desconhecidas por muitas pessoas, entendê-las pode fazer com que os consumidores possam ir ao supermercado mais preparados, poderão se planejar melhor e conseguir observar coisas que por muitas vezes passavam por desapercebidas.

Você sabia que existe uma estratégia para organizar os produtos nas prateleiras?

Pois é, o campo de visão dos consumidores está concentrado na parte central das prateiras, se você reparar, sempre estarão nessa parte os produtos de maior giro ou aqueles que são mais lucrativos para as empresas.

Principalmente quando estamos com pressa, a tendência é que olhemos somente para a parte central das prateleiras, faça um teste e perceberá que é pura realidade.

Na parte superior, estarão os produtos de valor mais agregado, isto é, os mais caros e que giram menos, e na parte inferior das prateleiras, estarão os produtos mais baratos, mas que possuem grande giro.

É preciso que os consumidores tenham o hábito de olhar as prateleiras de cima em baixo, pois muitas vezes, poderão encontrar boas promoções para produtos que, geralmente, não estão acostumados a comprar.

Outra questão interessante e que muita gente nem imaginava, é que os produtos de maior giro são dispostos no supermercado da direita para a esquerda, e por uma razão muito óbvia, as pessoas geralmente tendem a seguir um fluxo da direita para a esquerda de forma natural, já parou para pensar por que as pessoas andam nas calçadas pelo lado direito ou por que os carros andam do lado direito da pista?

Pare para pensar nisso e, caso você costuma fazer suas compras seguindo sempre o mesmo fluxo, uma dica seria inverter esse fluxo e começar a reparar nas coisas de uma forma diferente, com certeza perceberá muitos produtos que nem imaginava que estivessem ali.

As prateleiras também são dispostas para atrair consumidores de forma específica, por exemplo, as prateleiras de doces e brinquedos estão dispostas de modo que os principais produtos estejam dispostos ao alcance dos baixinhos, os produtos que são mais consumidos por adolescentes ou adultos, ficam nas partes superiores das prateleiras.

O mesmo acontece com os produtos que podem gerar uma “venda casada”, por exemplo, o gelo e os petiscos sempre vão ficar perto das bebidas, os produtos mais baratos e vendidos de forma individualizada, como balas, aparelhos de barbear, pilhas etc, sempre ficarão próximos dos caixas para serem adquiridos quando se está na fila esperando para realizar o pagamento, e assim por diante.

Veja que com um pouco mais de conhecimento, é possível entender melhor as estratégias praticadas nos supermercados e planejar melhor suas compras.

Consumidor consciente é consumidor inteligente e certamente terá consigo o poder de decisão de suas compras, seja lá em qual for a situação.